A Bandeja: Qual Pecado te Seduz? - Lycia Barros

A BANDEJA: QUAL PECADO TE SEDUZ?
LYCIA BARROS
Atitude

Em parceria, com a autora brasileira Lycia Barros, ganhei esse livro autografado, que foi uma cortesia da Editora Danprewan, através do selo Atitude.

A princípio, a capa e o título não chamaram muito a minha atenção, por conta de não saber o seu real significado, mas ao ler a sinopse, fiquei interessada na história e, acreditem, esse livro foi uma grata surpresa, ainda mais depois que descobri o por que dessa imagem e o título, e a história acabou por arrebatar-me de vez!

Angelina é uma autêntica jovem de dezoito anos que nunca imaginou ficar longe dos pais, que sempre a cercaram de todos os tipos de cuidados e mimos, com um grande objetivo na vida.

Ela tinha muitos amigos, mas os mais queridos eram os irmãos gêmeos, Natasha e Dante, que conheciam-se desde a infância. Filhos do pastor, eles tinham o dom de confortar as pessoas. Dante era polêmico no seu modo de pensar e irreverente, tocava violão em uma banda gospel e seu grande sonho era viver da música. Já Natasha adorava viajar mundialmente em missões mobilizando todos como uma forma de ajudar.

Angelina ingressará na universidade, por quatro anos, no curso de Literatura, ficando longe da família e dos amigos. Seu pai tinha alergia a cidade grande, já que sempre viveu em uma cidade pacata, e tinha medo do que os "filhinhos de papai" pudessem fazer com a sua queridinha. Sua mãe foi sua grande influência na paixão pelos livros, já que o grande sonho da jovem era ser escritora. Seus pais eram superprotetores e ligavam em cada hora inconveniente e imprópria. Alguém já passou por isso? (risos).

Angelina sempre esforçou-se para agradar seus pais sendo a menininha perfeita, mas agora, nessa nova fase de sua vida, ela queria ser livre para cometer alguns erros.


Ao chegar na universidade, divide o quarto com Michele, filha de uma amiga da sua mãe, meio "maluquinha", que vive em um mundo abominável e tem atitudes desrespeitosas devido às péssimas companhias. Angelina fica arrasada com essa descoberta, porque Michele é completamente o oposto dela, já que ali era um lugar de estudos, refúgio e descanso. A partir daí, constata que esse mundo é completamente diferente do que ela imaginava.

Em seu primeiro dia de aula, ela sofre como todo estudante que já passou por isso, o descaso dos professores, o estado lastimável dos banheiros, chegando ao ponto de levar papel higiênico na bolsa, acomodações bagunçadas, baratas, enfim, etc. Até que acaba trombando acidentalmente com Alderico ou Rico que iria virar seu mundo do avesso:

Ao erguer os olhos, deparei-me com o ser humano indiscutivelmente mais bonito e mais maravilhoso que já tinha visto naquela faculdade. Na verdade, na minha cidade também. Fazendo-lhe totalmente justiça: era o homem mais bonito que eu já vira em toda a minha vida. Fiquei arrebatada por alguns segundos com aquela desconcertante visão e me confortei em saber que ali havia pelo menos uma coisa boa de se olhar. Afinal, depois de tanto desagrado, aquela 'paisagem' era remédio para a minha alma.

Achei hilariante quando ela descobre quem era essa pessoa para quem desabafou todos os seus desagrados. Foi o maior mico! Eu ficaria roxa de vergonha e não saberia onde enfiar a cara! (risos).

Diferente da primeira vez, ele caminhava por entre as carteiras enquanto falava, fazendo os alunos rirem de vez em quando. Não sei se ele tinha ideia do quanto era encantador. Cada parada dele dava uma foto, tão lindo ele era. Em certo momento, ele passou pela minha mesa e deixou cair um pequeno papel, sem que ninguém visse. Meu estômago embrulhou de nervoso e me senti como se fosse uma criança no quinto ano. Seria realmente para mim? Procurei-o com o olhar para confirmar se era, de fato, para eu abrir. Mas ele me ignorou, continuando a dissertar. Impaciente, abri imediatamente o papel no meu colo, onde estava escrito: "Meu anjo, te devo um jantar."

E, a partir daí, inicia um inesperado envolvimento amoroso com ele, que era dez anos mais velho, alto, tinha olhos verdes infantis e sedutores, cabelo loiro escuro desalinhado, queixo másculo, sorriso caloroso e perfeito, além de ser charmoso e transbordar virilidade.

Por conta dessa avassaladora e descontrolada paixão que envolve o relacionamento, ela começa a viver somente para esse amor, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano, mas fazendo muitos planos com ele. Até que um dia, ela começa a ficar abalada por conta dessa paixão obsessiva e compulsiva ficando em estado completamente depressivo, quando uma grande descoberta pode colocar tudo a perder. E, para piorar ainda mais, ela entra em desespero devido aos seus conflitos interiores, chegando ao ponto de tomar medidas desesperadas, pois ela nunca pensou que amar pudesse ser tão destrutivo e, é nessa momento de sua vida, que recebe uma ajuda de alguém muito especial, que será como um bálsamo em sua vida, como o ar fresco e a luz do sol, enquanto Rico é como uma droga para ela. Vocês acharam essa cena familiar? Lembrei-me de "Crepúsculo", da Stephenie Meyer. Lembram como era a relação do triângulo Edward, Bella e Jacob?

Sua pele estava corada e seu cabelo molhado de suor. Sua blusa agarrada no corpo, mas ele não fez menção de tirá-la... infelizmente. Angeliiiina... Sabia que ele tinha uma postura diferente, seus princípios regiam sua conduta e ele era respeitoso, o que o tornava ainda mais fascinante. (...) pensava como eu, tinha as mesmas crenças e valores, a mesma idade... (...)

Angelina é evangélica por tradição e, inesperadamente, começa a ter um sonho recorrente, sempre com variações, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que somente no final, ela descobrirá.

O homem posicionou a bandeja de prata vazia virada para mim, exibindo meu próprio reflexo. Desalentada, notei que estava com minha aparência atual, porém não era mais uma menina e sim uma mulher. Ainda assombrada com a abrupta transformação, vi quando a bandeja caiu das mãos dele e foi ao chão.

No decorrer da leitura, Angelina vai mudando a sua vida e tocando muitas outras vidas.

Gostei muito das famílias de Angelina, de Raimunda, além de diversos personagens, porque cada um, à sua maneira, tinha as suas particularidades, entre eles:

- Michele: Apesar de ser doidinha e ter seus problemas e defeitos, sempre teve bons conselhos a dar a Angelina. A história dela é muito interessante e fiquei surpresa com a mudança drástica que ocorreu com ela devido à sua amizade com Angelina.


- Natasha: Uma pessoa otimista, alto astral, divertida e que fazia um belo trabalho humanitário em prol dos necessitados.

- Dante: Lindo, de olhos azuis, um ser humano maravilhoso, de uma conduta impecável, sensato, sério, o amigo de infância, que é o cara ideal, perfeito, companheiro de todas as horas e momentos, sejam eles bons ou ruins. Sempre te apoiando e incentivando.

- Carla: Filha da faxineira Raimunda. Uma pessoa centrada e forte, que não julgava ninguém.

Esse livro faz parte da Coleção Despertares que, a princípio, terá cinco livros.

1. A Bandeja
2. Entre a Mente e o Coração

Segundo a autora, cita em seu site:

Não seguirá a linha de séries ou trilogias, pois será sempre sobre personagens diferentes que se cruzam, ou seja, personagens do livro “A Bandeja” serão protagonistas dos próximos livros. Cada livro abordará um tema específico da vida dos jovens como por exemplo: escolhas, sexo, drogas, preconceito, problemas familiares etc.

Agora, se vocês querem saber com quem a Angelina ficou, só lendo o livro mesmo, mas garanto que o final foi surpreendente e inesperado. Lycia o que foi aquela cena perto do fim? Fiquei com o coração na boca! Isso não se faz! (risos).

A história é ótima, mas teve diversos momentos durante a leitura, que irritei-me profundamente com as atitudes de alguns personagens. Chegava a me dar nos nervos. (risos).

A única exceção do livro é que faltou uma supervisão melhor na revisão, já que há erros ortográficos, quase no final do livro. É uma pena, mas não há nada que prejudique ou interfira na história, que é excelente!

Como diz o próprio prefácio do livro, a história de Angelina é muito mais do que uma história de amor, é uma história de escolhas constantes e sucessivas que todos nós precisamos fazer ao longo de nossas vidas. E é cometendo erros e acertos que a personagem torna-se muito humana aos nossos olhos revelando seus conflitos, suas emoções e ensinando-nos uma lição, que chega a emocionar-nos.

Um romance adolescente e, ao mesmo tempo, um romance gospel, que aborda todas as questões inerentes a condição humana, especialmente aos jovens: como relação familiar, gravidez, drogas, sexo, conflitos, incertezas, insegurança, medo e vitórias.

A AUTORA

LYCIA BARROS

Nasceu no Rio de Janeiro, onde reside com seu marido e seus dois filhos. Exerce atividades na área de gerenciamento de clientes de uma importadora, além de escrever nas horas vagas.

A Bandeja - Qual Pecado te Seduz? é o seu romance de estreia literária.

Para saber mais informações sobre a autora e sua obra:

No Twitter: @lyciabarros

8 comentários:

  1. Uiii, queroooO!


    Sua resenha me fez querer muitoo!


    Beijocas,

    Lariane - Www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  2. Romances religiosos normalmente não fazem o meu estilo, mas os dilemas que você relatou na resenha me deixaram curiosa! Quem sabe não ganho no sorteio??????

    ResponderExcluir
  3. Ainnn eu quero esse livro!

    A capa me lembrou um pouquinho Fallen!
    Vou ganhar na Super promoção!!!!

    beijos Carlinha!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!
    Comigo foi ao contrario...amei a capa. rsrs
    Quando vc comentou sobre ele no chat, anotei logo o nome para comnprá-lo.
    Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha ficou tão perfeita *-*

    Esse livro é maravilhoso. Eu amei :D

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, Carla você está de parabéns, consegue levar a gente para detro da história com suas palavras, quando crescer quero ser igual a vc, kkk
    beijão!

    ResponderExcluir
  7. Desde que você me falou do livro fiquei com vontade de ler.

    Espero conseguir comprar logo, mas a grana anda curta.

    ótima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quero!!!!!!!!!!!!
    Nossa, que capa, linda demais!
    Mais uma vez nossos autores mostrando que vieram pra ficar!
    Cada lançamento melhor que o outro!

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.