Angelologia, de Danielle Trussoni

ANGELOLOGIA: O Conhecimento dos Anjos
DANIELLE TRUSSONI
Suma de Letras

Título Original: Angelology

A primeira vez que ouvi falar desse livro, fiquei muito curiosa, ainda mais depois de ver do que se tratava, porque amo histórias que envolvem mistério, descobertas, misticismo e fatos históricos do passado envolvendo os anjos e os nefilins, apesar da capa não ter chamado nem um pouco a minha atenção. (risos).

Depois do livro "Fora de Mim", da Martha Medeiros, e
ste é o segundo livro mais difícil que resenho aqui, por tratar-se da densidade e complexidade extrema do enredo. Mas, isso não quer dizer, que a história não foi envolvente, porque vislumbrei um universo totalmente diferente dos anjos dos filmes que assisti e dos livros que li ultimamente, entre eles: "Sussurro", da autora Becca Fitzpatrick e a trilogia "Beijada por um Anjo", da autora Elizabeth Chandler.

Absolutamente, este livro surpreendeu-me pelo enredo ser adulto e misterioso, além de ser meticuloso na pesquisa sobre a teologia, os mitos antigos, que fazem com que questionemos sobre o nosso conhecimento acerca desses seres angelicais. Um thriller gótico que mostra o lado mais sombrio, onde há anjos e mitos que se misturam entre o passado e o presente em um mundo contemporâneo cheio de mistério e suspense em uma luta acirrada entre o bem e o mal representada pelos humanos e os nefilins.

Para sua compreensão, nesse livro os
anjos convivem com os humanos e escondem suas asas para não levantarem suspeitas. No entanto, sua perfeição imaculada se desfaz quando apaixonam-se pelos humanos, seres inferiores. Os descendentes dessa união, os chamados Nefilins, são criaturas híbridas que desejam dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e infiltrando-se nas mais poderosas e influentes famílias da história. Completamente opostos aos seres sensuais e apaixonantes que são retratados em diversos livros do gênero, especialmente em "Sussurro", os nefilins são cruéis chegando ao ponto de dizimar os humanos por conta de sua vilania. Nesse quesito, fiquei temerosa e, ao mesmo tempo, surpresa. Foram emoções conflitantes. (risos).

Para quem não sabe o que significa o título "Angelologia", segue uma breve explicação abaixo:

A angelologia, uma das ramificações originais da teologia, é exercida pelos angelólogos, cujas atribuições incluem o estudo teórico dos sistemas angélicos e sua execução profética ao longo da história humana.

Pág. 07

A irmã Evangeline era apenas uma menina quando seu pai a entregou à ordem das Irmãs Franciscanas da Perpétua Adoração, ocupantes do Convento de Santa Rosa, em Nova York, onde cresceu sob a proteção das irmãs, que se tornaram suas mentoras e encorajaram-na a acreditar no mundo delas, onde alcançou a sua vocação e sua fé, mesmo sentindo a falta da mãe, cuja causa da morte lhe é desconhecida. Com o tempo, ela se entregou às tarefas diárias, à rotina de orações, conforme os dogmas e preceitos religiosos estabelecidos rigidamente ali. Com essa criação, ela perdeu de vista sua mãe, sua avó e a si mesma. Trabalhava na biblioteca como assistente de uma das irmãs, onde respondia às correspondências que chegavam, cuja função não tinha nenhuma recompensa, já que esta era proporcionada às obras de caridade e, além disso, sofria algumas privações. Agora, aos 23 anos, ela gostava de acreditar que seu caráter e sua aparência já eram formados. Depois de fazer os votos perpétuos, optara por vestir-se discretamente. Um dia, recebe uma carta misteriosa de Verlaine, um pesquisador, que pede autorização para acessar os arquivos do convento e descobrir qual a ligação entre Abigail Rockefeller, uma milionária, e Madre Innocenta, uma freira já falecida. E, é a partir daí, que a curiosidade de Evangeline fala mais alto devido a um fato estranho na solicitação que acabou chamando a sua atenção e, juntamente com Verlaine, ela começa a duvidar de sua religião e começa a investigar o passado de seus pais. Com isso, se vê subitamente jogada no centro de uma disputa pelo poder na Terra que já se estende por milênios. Seus protagonistas são os Nefilins, descendentes do cruzamento entre anjos e humanos - os seres mais irresistivelmente atraentes da Terra e também os mais perigosos, com sua frieza e implacável sede por poder - e a reclusa Sociedade Angelológica que, com seus conhecimentos ancestrais, parece ser a única força capaz de detê-los.

Ao se envolver no conflito, Evangeline, que era jovem, irônica e bonita demais que não se enquadrava no perfil severo e sisudos das irmãs, por razões que ainda descobrirá, se aproxima cada vez mais dos mistérios que envolvem a sua própria vida tornando-se a peça principal no jogo. Muito mais do que uma aliada da sociedade secreta, a jovem Irmã pode ser a peça principal para compreender a origem da batalha travada entre anjos e seres humanos.

- (...) os Nefilins estão começando a sentir emoções, como os humanos. (...), eles consideram isso uma grande fraqueza.

Pág. 88
"Aqueles seres eram, ao mesmo tempo, atraentes e horripilantes. Eram monstros lindos e iridescentes."

Pág. 92
- Apesar de todo o poder, eles têm uma falha notável: são seres sensuais, totalmente cegados pelos prazeres do corpo. Têm riqueza, força, beleza física e falta de escrúpulos em nível inacreditável. (...)

Pág. 127

Dos corredores austeros do convento à opulência da Quinta Avenida, de um cemitério em Montparnasse às montanhas da Bulgária, "Angelologia – O Conhecimento dos Anjos" é uma viagem pelos locais resguardados onde a História da relação entre os seres humanos e os anjos foi mantida a sete chaves.

"E apareceram dois homens à minha frente, muito altos, como eu jamais vira na Terra. Seus rostos brilhavam como o sol, seus olhos eram como lâmpadas e fogo saía de seus lábios. Suas roupas pareciam feitas de penas. Seus pés eram vermelho-escuros, suas asas, mais brilhantes que o ouro, e suas mãos, mais brancas que a neve."

- O Livro de Enoque

Pág. 265

Qual o mistério que ronda Evangeline? O que isso tem a ver com os segredo da morte de sua mãe e da origem de sua família? Você só descobrirá isso, lendo o livro, é claro! (risos).

Com uma narrativa complexa e inteligente,
"Angelologia" consegue fundir elementos bíblicos, míticos e históricos e envolver o leitor da primeira à última página.

Apesar da complexidade da narrativa, gostei de diversos personagens, entre eles:

- A irmã Celestine - que lutou a vida inteira para combater esses seres e sabe muito acerca da Angelologia. Essa foi uma das partes mais comoventes do livro, além da história da avó de Evangeline, Gabriella (Foi arrebatador e chocante a revelação das cartas enviadas à neta!).

- Percival Grigori - Completamente esquisito e muito misterioso. Sempre carregou um enorme peso em sua vida, devido ao fato de pertencer a uma poderosa família de Nefilins. E quer reconquistar, a qualquer custo, a glória perdida, quando contrata Verlaine, com o intuito de descobrir a cura em suas pesquisas, para que possa recuperar suas forças e voltar a ser belo e poderoso como antes, porque estava sofrendo muito e isso era humilhante demais.

- Dr. Raphael Valko - um professor francês que coordena a extração de um corpo de um anjo caído com laços históricos entre a mitologia grega e o Orfeu.

Senti muita falta de romance nesse livro. Achei que pintava um clima entre a protagonista e um determinado personagem, mas não citarei aqui, porque senão perde a graça. (risos). Quem leu, sabe de quem estou falando. Mas quem sabe o que virá nos próximos livros da série? Teremos que aguardar.

Adorei conhecer a história de Santa Rosa do Viterbo, do mito de Orfeu e da queda dos anjos rebeldes, porque é uma mistura de passagens bíblicas antigas e misticismo recheado de fatos históricos.

Achei a história bem descrita, assim como alguns dos seus personagens que, cada um à sua maneira, tem o seu encanto e o seu jeito de ser, que acaba surpreendendo e nos impelindo a querer saber mais sobre eles!!!

Concluindo, no decorrer da leitura, fui surpreendida várias vezes, chegando ao ponto de apreciá-la, mas acabei com as minhas expectativas frustradas devido a alguns pontos negativos como a narração enrolada, algumas partes confusas que, muitas vezes, achei desnecessária porque ficava cansativa e monótona. Mas, quem sabe, nos próximos livros eu não seja arrebatada, não é mesmo? Isso sempre acontece com algumas séries de livros que leio, mas que no final acabam me conquistando definitivamente!

Teve os direitos vendidos para o cinema.


♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸.•♥
Série "Angelologia"

A princípio, segundo a autora, a série será composta por 5 livros.

1. Angelologia
2. Angelolopis (Previsto para 2012 nos Estados Unidos)

Site Oficial da Série: http://www.angelologist.com/
Site da Autora: http://www.danielletrussoni.org/

Agora, só me resta aguardar a continuação para saber o desfecho dessa história, porque o final do primeiro volume foi surpreendente e deixou algumas questões em aberto para novas histórias.

15 comentários:

  1. Eu gostei muito do livro, adorei a profundidade da pesquisa feita.
    Fiquei cheia de Porquês no final..
    Aguardo ansiosa a sequência.
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Esse livvro naum me atrai...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler esse livro!! Participando de tudo que é Promo pra ver se eu ganho!!! Valeu pela dica Carlinha!!!
    Xeru!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha Carlinha. O livro é tudo isso que vc falou.


    Bjo

    ResponderExcluir
  5. eu não to afim de ler esse livro, ele parece ser fraco e não é nada do que eu imaginava. =/
    beijos. ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu meio que fujo... Bom, tu sabe que sou Doida, neah? kkkkk. Mas tu resenha muito bem, flor. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Estou muito curiosa pra ler o livro, tô participando de todas as promos pra ganhar ele :D
    Bjus..

    ps: torcendo pra que o filme seja decente ....

    ResponderExcluir
  8. eu estava crente de já ter comentado esta resenha, mas se não... estou muito curiosa com relação ao livro, muito a fim de lê-lo.
    bjsss

    ResponderExcluir
  9. Essa resenha me deu mais vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  10. Estou louca por esse livro =)
    Preciso parar de ler resenhas uahuahauh
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Para mim é a combinação perfeita: anjos e segredos!
    Sou apaixonada por anjos, tenho até um altar. Esse livro está na minha meta de leitura desse ano.
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, preciso ler esse livro o mais rápido o possível

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha, qdo começa "moda" de determinado tema, da um pouco de medo devido a massificação/comercialização de tudo que é autor, vide quantidade absurda de livros sobre vampiros atualmente. Sou fa do genero gótico+pesquisa histórica com um pouco de ficção na realidade, estou participando, ah e parabéns, essa resenha está escrita lindamente!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha, estou louca para ler o livro!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu imagino o quão complexo deve ser mesmo. E uma coisa que é bem legal é que ultiammente se falam em anjos de uma forma bem jovial, né? Semre mostrando a parte "fofa" da coisa, já nesse aí aprece ser algo mais estudado e adult, cisa que me deixa HIPER curiosa rs
    Evangeline foi um baita nome pra personagem, embora não tenha lido o livro, aposto que a Trussoni acertou em cheio... Gosto desses detalhes rs

    Enfim, tô anciosa pra ler *-*

    beijos

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.