A Ilha do Tesouro - Robert Louis Stevenson

A ILHA DO TESOURO
ROBERT LOUIS STEVENSON
Butterfly

Este livro de bolso, com apenas 96 páginas, é uma adaptação do clássico da literatura universal infantojuvenil interpretada por Marcelus Casciano.

Narra a história do jovem Jim Hawkins, cujos pais são proprietários de uma pequena hospedaria, que vive diversas aventuras até a chegada de Bill, um velho lobo do mar, cuja personalidade era rude e, ao mesmo tempo, pacata, mas tinha hábitos estranhos que chamavam a atenção, porque jamais trocou de roupa, seu cheiro era indescritível e aterrorizava quem cruzasse o seu caminho, menos o Dr. Livesey, médico da região.

Ao longo da leitura, ocorrem diversos fatos estranhos, quando Bill alerta Jim que outros homens retornariam com o intuito de roubar algo que lhe pertence, até que em um dia inesperado e de muita reviravolta, o jovem encontra o mapa do tesouro e decide ir até a ilha onde a fortuna está escondida a bordo de um navio em alto mar, com a ajuda de alguns amigos, rodeado de corsários e piratas sanguinários, chefiados pelo terrível Long John Silver, onde coloca sua vida e a de seus amigos em risco vivendo toda a sorte de perigos e aventuras, recheada de muita ação, intriga, suspense e, é claro, muitas surpresas.


O curioso é que achei “A Ilha do Tesouro” bem similar em algumas situações, apesar do enredo diferente, com outro clássico que adoro “Robinson Crusoé”, de Daniel Defoe.

A leitura desse livrinho foi muito prazerosa e relaxante! Ideal para todas as idades e faz parte da Coleção Primeira Leitura, que até agora já foram lançados:

1. A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson
2. Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne
3. Moby Dick, de Herman Melville

Como esse livro é apenas uma adaptação do original, fiquei curiosa para ler essa história na íntegra, ainda mais depois que descobri no wikipedia três curiosidades a respeito desse clássico juvenil. Foi nesse livro:

  • que o autor instituiu um novo estilo de escrita, que serviu de intuito para estimular a leitura ao seu leitor-alvo.
  • que apareceu pela primeira vez um mapa do tesouro, onde a arca cheia de ouro enterrada estava marcada com um grande X, hoje tão comum nesse tipo de história.
  • que o conhecido estereótipo de pirata - aquele com perna-de-pau e um papagaio no ombro - apareceu e se tornou tão popular.

Por isso, recomendo!

12 comentários:

  1. Eu tenho este livro, mas o meu é da versão da Martin Claret, ganhei de um colega na época da faculdade. Gostei muito da história de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Este é tipo de livro bom de ler, pois é bem rápido e emocionante. Muito boa a dica de leitura.
    Bju

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto desse tipo de livrinho Carla, apesar de ter poucas páginas é uma leitura gostosa e quem nunca leu A ilha do Tesouro! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar desse livro parece ser muito bom, quero ler.

    Alba Martins / nome de seguidor: Alba / twitter: @perfectgirlrj

    ResponderExcluir
  5. Eu li a muito tempo atras(nem tanto rs) na epoca do colegio, mas era a outra versão, acho o livro muito lindo, fiquei com saudades agora, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, você achou parecido?! Eu já li as duas histórias - A Ilha do Tesouro e Robinson Crusoé e não consigo achar as duas muito parecidas não >.< hahaha Mas amo as duas histórias - são excelentes!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Neny.

    Você me fez recordar dos meus tempos de colégio! Adorava aqueles livrinhos infantojuvenis, que eram uma delícia de ler, como os da série Vagalume, do Pedro Bandeira, do Marcos Rey, etc.

    Também tenho saudades disso. Sempre que posso, releio alguns desses livrinhos. (risos).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nanie.

    Eu acho parecido pelo fato de um certo "amigo" de Jim, que estava na ilha, que fez com que eu lembrasse na hora da personagem Sexta-Feira, do livro "Robinson Crusoé", assim como algumas situações e momentos conturbados.

    Quanto ao enredo, concordo com você, Robinson Crusoé é completamente diferente, porque é uma outra história, que lembra muito o filme "Náufrago", do Tom Hanks.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Tem desafio para você no meu blog!!
    ...
    ♥ ... http://malucosdaleitura.blogspot.com/ ...♥
    ...
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Carla!
    Lembrei da coleção vagalume!!
    Esses livros são de fácil leitura e bons para descansar a mente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia este livro, mas é sempre bom ter o onome anotado, pois gosto de leituras leveis e ágeis. Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho este livro mas com uma diferença é que o meu tem 258 páginas e esse só tem 96. Mas é fixe o livro. :D

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.