Como Navegar em uma Tempestade de Dragão - Cressida Cowell

COMO NAVEGAR EM UMA TEMPESTADE DE DRAGÃO
CRESSIDA COWELL

Este exemplar, cujo original em inglês How to Ride a Dragon's Storm, é o sétimo volume da série "Como Treinar o seu Dragão" com 272 páginas.

Todos já sabemos que Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente, sofreu o pão que o diabo amassou para superar todas as dificuldades e adversidades, simplesmente pelo fato de ter um dragãozinho teimoso e mal-educado.

No volume anterior, Soluço participou de um Torneio de Roubo, se perdeu no labirinto de uma biblioteca e enfrentou uma horda temível de Guerreiros Cabeças-ocas, perigosos Dragões-brocas, larvas-de-coceira Ardentes, vermipífios venenosos, tribos assassinas e seu líder, que estavam prontos a atacar.

Esta nova aventura traz uma questão que os historiadores discutem há séculos se foram ou não os vikings que descobriram a América. E, como é de praxe, o dia de Soluço não será tranquilo, porque quem já leu os livros anteriores da série, sabe que um dia normal na vida dele, é um dia repleto de problemas sempre com a Lei de Murphy interferindo em seu percurso! Se não tiver isso, é um dia completamente anormal! (risos).

Tudo começa quando Insensato, o Assassino, convida a todos os Hooligans e as Ladras do Pântano para participar da Competição Amistosa de Nado Intertribal, que é um teste de resistência, força e bravura suicida, nas Montanhas Assassinas, cujo vencedor será quem chegar por último sem necessitar da ajuda de boia ou barco, e como prêmio faz uma única exigência aos Chefes das outras tribos participantes, mas Velho Enrugado prevê maus augúrios e aconselha o neto a voltar em três meses, cinco dias e seis horas.

Durante o percurso, Soluço, Perna-de-Peixe e Camicazi são sugados por algo desconhecido. Prestes a morrer são sequestrados em alto-mar onde enfrentarão muitos perigos, entre eles: marinheiros bárbaros, Linguetas de Rapina (dragões de espionagem que vivem nas fendas profundas das Montanhas Assassinas), Serpentes-polares (que ocultam uma crueldade por trás de sua beleza), um Leviatorgã (dragão do mar antigo) e, pior, ainda têm que lidar com a genialidade do lunático chefe dos Histéricos.

Como no volume anterior, nossos amigos passam por maus bocados nas mãos de Norberto, o Demente, em uma expedição rumo à América sem volta em uma viagem digna de um “Titanic”, onde enfrentarão uma viagem com fome, sol, vento, chuva, gelo, atravessando o Grande Oceano Ocidental infestado de imensos dragões-marinho assustadores, até que descobrem os ferozes e selvagens Peregrinos do Norte, que detestavam e amaldiçoavam os vikings desde que estes os sequestraram.

- Você é um Viking, e todos os vikings são vermes, escravizadores perversos e brutais de dragões e de seres humanos. Você pode ser jovem, mas deve ser morto agora, antes que cresça e se transforme em um rato ou em uma raposa.

Pág. 114

Será que Soluço...:

...fugirá das garras de seu raptor e se livrará da ira dos Peregrinos do Norte?
...retornará a Berk e salvará seus amigos, além de seu pai?

...sairá vitorioso na Competição Amistosa de Nado Intertribal?
...descobrirá que o sonho americano vale a pena?

...bancará o herói mais uma vez depois de travar inúmeras batalhas arriscando a sua vida e descobrir uma grande verdade acerca de si mesmo?

Como já relatei nas resenhas anteriores da série Como treinar o seu Dragão, acho que as capas coloridas tornam o livro ainda mais convidativo ao público infanto-juvenil que vão adorar, ainda mais com as ilustrações divertidas entre os capítulos recheados de muita aventura, entremeados com alguns dramas vividos pelos personagens com nomes bizarros.

Achei que este não foi o melhor da série até agora, porque senti falta da teimosia tão presente de Banguela, mas gostei de ver os personagens dos livros anteriores. Como sempre, o final deixou muitas questões sem respostas e, ao que tudo indica, só saberemos nas próximas aventuras, onde Soluço está se encaminhando para tornar o herói que seu pai tanto deseja.

Além do enredo, cada história sempre traz belas lições e neste volume não foi diferente, mas só destacarei duas: Primeira, não há nada melhor do que o nosso lar; e segunda, para nunca deixarmos as esperanças naufragarem e os sonhos morrerem.

Conheça os outros livros dessa série infanto-juvenil escrita e ilustrada pela própria autora:

Como Treinar o Seu Dragão

1. Como Treinar o Seu Dragão (How to Train Your Dragon)
2. Como Ser um Pirata (How to Be a Pirate)
3. Como Falar Dragonês (How to Speak Dragonese)
4. Como Quebrar a Maldição de um Dragão (How to Cheat a Dragon's Curse)
5. Como Mudar uma História de Dragão (How to Twist a Dragon's Tale)
6. Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais (A Hero's Guide to Deadly Dragons)
7. Como Navegar em uma Tempestade de Dragão (How to Ride a Dragon's Storm)
8. Como Partir o Coração de um Dragão (How to Break a Dragon's Heart)
9. A How to Steal a Dragon's Sword
10. How to Seize a Dragon's Jewel

- Como Treinar o Seu Viking (How to Train Your Viking - spin-off sob a visão de Banguela)

Site Oficial no Brasil:

Mal posso esperar pela próxima aventura e ver o que acontecerá com Soluço, Banguela e toda a sua turma em: Como Partir o Coração de um Dragão.

8 comentários:

  1. Oi Carlinha!

    Essa série tem jeito de ser bem aventuresca, né?

    Adoro livros assim \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Falta muito para o meu filho chegar neste volume, Ele parou no terceiro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carla!

    Buscando mais informações sobre essa série. A capa e o título me afugentaram um pouco, mas há tanta propaganda em cima dela e tantas pessoas gostaram...

    Esse negócio de os vikings terem descoberto a América ou não é bem interessante. Que bom saber que uma saga aparentemente sem grandes pretensões aborda questões tão importantes. Agora nutro uma genuína curiosidade em relação à série. :)

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd - http://recantodecaliope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ain... Como eu quero ler essa série! Deve ser linda demais! Assisti o primeiro filme só!
    Adorei a resenha, Carla!
    Beijos*.*

    ResponderExcluir
  5.  Oi, Carla.

    Essa série é uma delícia! Ideal p/ relaxar mesmo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6.  Oi, Rose.

    Sério? Mas ele vai gostar muito dos próximos, com certeza!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7.  Oi, Fátima.

    Essa série é ideal p/ o público infanto-juvenil, mas todos gostam. Desde que conheci, fiquei encantada. Também assisti ao filme inspirado no primeiro volume, mas é bem distinto. Preferi o livro.

    Essa série lembra muito aquelas fábulas que tinham alguma lição de moral, o que é ótimo para as crianças aprenderem e aumentar ainda mais o gosto pela leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8.  Oi, Náh.

    A série é divertida e fofa!

    O filme não tem nada a ver. Apesar de fofo também, é completamente distinto.

    Quando lê-lo, você vai notar a diferença e vai se encantar com as teimosias do Banguela que deixa Soluço de cabelo em pé. No filme, achei ele muito bonzinho. [riso].

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.