Noite sem Fim - Roberto Campos Pellanda

NOITE SEM FIM
ROBERTO CAMPOS PELLANDA
Tarja editorial


Este livro infanto-juvenil, de 300 páginas, é o primeiro da série fantástica “O Além-mar”, composta apenas por dois volumes.

Aos 14 anos, Martin Durão era um órfão solitário, inquieto e aventureiro, mas
um explorador nato que ansiava em descobrir novidades. Além da forte personalidade tinha uma grande cicatriz no peito. Viverá grandes aventuras ao lado dos dois amigos inseparáveis: Omar e Maya, por quem sente um amor platônico.

Omar, filho do padeiro, era extrovertido, simples, sincero, inteligente, curioso e louco por um mistério e uma fofoca, que juntamente com seu pai influenciou-o na sua paixão por livros. Já Maya, filha do livreiro, era bondosa, amava a família, os amigos e os livros, mas sonhava ser retratista da Vila.

Martin residia com o tio Alpio e o primo Noa, ambos convencidos, arrogantes e insistentes. Levava uma vida rotineira, mesmo carregando em seu íntimo uma dor insuportável.

Atormentado pelo desaparecimento do pai, já que sua mãe desapareceu quando era bebê, este jovem determinado, bravo e corajoso decide averiguar o que o levou a embarcar em um destino sem volta, como também o que há por trás da opressão do regime Ancião e o que eram os Knucks?

- Em primeiro lugar nunca nos dizem qual o objetivo da viagem; em segundo, ninguém sabe por que alguns são escolhidos para a expedição e outros não; e, por último e mais importante: os navios raramente retornam. É como uma missão suicida.

Pág. 33

Inquieto, sente que algo não está se encaixando e vai atrás dos amigos do pai, entre eles: Juan Carbajal, um canhoneiro bêbado e contador de histórias, e Niels Fahr, um escritor respeitado, além de um desajustado fora-da-lei, que ajudarão a desvendar esse segredo. Eles eram bons, excêntricos, solitários, cultos, inteligentes, paranoicos, mas reservados.

Ao descobrir sobre o pai, que era um homem conhecido, reservado e respeitado que lutava pela liberdade das regras arbitrárias, estará arriscando sua vida e se colocando em perigo iminente juntamente com seus amigos e os moradores da Vila, porque ninguém quer que ele saiba de nada.

Pensou em quantos amores não tinham acontecido, quantos pais não viram seus filhos crescerem e quantas amizades não existiram por culpa do regime Ancião. Histórias iguais à dele próprio; sentia-se, de alguma forma, ligado a todas elas. Vidas interrompidas como uma frase que termina sem um ponto final.

Pág. 166

A trama se passa em uma cidade medieval regida pela Lei dos Anciões, que asseguravam a sobrevivência em um mundo hostil e nenhum inconsequente devia desrespeitá-la. Iluminada por lampiões, a Vila era regida pela noite e semestralmente um navio partia sem retorno para o Além-mar e, o pior, que não existia nada lá fora. Ninguém sabia qual era o objetivo dessa missão. Os que retornavam eram considerados loucos e trancafiados nas masmorras onde muitas vezes eram julgados, condenados ou levados à morte.

Os Anciões se recusavam a ouvir e tampouco permitiam que você expusesse os seus pontos de vista, por isso ninguém tinha livre arbítrio na Vila, já que era o único lugar existente. Como se não bastasse tudo isso, todos temem o desconhecido já que alguns livros foram proibidos e qualquer informação seria perigosa. Já pensou viver em um mundo que rouba sua liberdade, sua vontade de viver e, para piorar, sem livros e conhecimento?

Os três jovens, que criarão um clube da leitura rumo a um propósito, lembrou-me da saga Harry Potter.

Há um grande sigilo em torno desse mistério que paira no ar, porque frequentemente há uma neblina espessa e envolvente que cobre a cidade e acarreta vários desaparecimentos sem deixar vestígios. Esta névoa me veio à mente os dementadores, porque há monstros temidos pelos moradores da Vila causando morte e destruição com um ódio intenso.

Os Anciões queriam impedi-lo de seguir os passos do pai, até que um dia Martin tem que correr contra o tempo se quiser salvar a cidade e seus amigos antes que seja tarde demais!

- Como disse, o nosso tempo se esgotou. Em breve, Martin, todos teremos que lutar.

Pág. 182

Será que sua cicatriz, o desaparecimento dos pais, a neblina, o segredo Ancião, os Capacetes Escuros, as Morfélias e os monstros estão interligados?

O livro mostra uma jornada perigosa rumo ao amadurecimento onde o amor, a fé, a lealdade, a amizade, a família e a esperança são capazes de superar com coragem todas as adversidades encontradas pelo caminho, colocando em jogo suas crenças e ideais, mas com apoio aliado a uma força motriz somos capazes de mudar o nosso destino.

Quero agradecer a indicação d
a Nanie Dias, porque foi no seu blog que li a primeira resenha deste livro que me instigou demais. Já conhecia outras obras do autor, mas nunca tive a oportunidade de lê-las, sendo que este foi o primeiro que li e adorei!

A leitura foi envolvente e fluiu rapidamente, cuja narrativa em terceira pessoa sob a perspectiva de Martin trouxe um enredo bem desenvolvido, distópico e dividido em duas partes que
gerou muitas reflexões ao longo da leitura. Tudo isso foi uma grata surpresa, ainda mais pela capa que ilustrou perfeitamente o enredo, além da revisão e diagramação ótimas.

Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.
(Jorge Luís Borges)

Pág. 8
- Enquanto ainda pudermos fazer um ato de bondade para com estranhos, tudo terá solução.

Pág. 98
Aceite as coisas que o destino lhe traz, ame as pessoas às quais ele o une e o faça com todo o coração.
(Marcus Aurelius)

Pág. 156

O autor escreve com uma leveza, clareza e objetividade, onde por diversos momentos pude visualizar cada cena descrita, o que foi maravilhoso. Adorei os personagens que, mesmo com seus dramas, bom humor e coragem, nos cativam a cada página lida e não há como você não se identificar ou torcer por cada um deles.

Ao final do livro, não pude deixar de ler uma prévia do que vem por aí e posso adiantar que estou ansiosa para o próximo volume. Segundo o autor me informou, ele sairá brevemente e será completamente extenso e distinto de “Noite sem Fim”, para evitar mais do mesmo como estamos acostumados a ver em algumas continuações de séries, com uma narrativa ágil e apostas altas, ainda mais depois do desfecho que culminou em um ato de coragem, que irá sacudir este novo mundo desbravado por Martin. E veremos a história sob a perspectiva de Maya alternando com Martin.

Atualmente, o autor está trabalhando em uma nova série de fantasia com uma premissa diferente.

Série “O Além-mar”

  1. Noite sem Fim
  2. O Primeiro Amanhecer

Saiba mais sobre o autor e suas obras: Site Oficial | Twitter



7 comentários:

  1. Carlinha, fico feliz que também tenha gostado dessa história - eu adorei!
    Espero poder ler a continuação em breve - estou bastante curiosa quanto aos mistérios que o autor deixou em aberto ^^

    ResponderExcluir
  2. Carla Fernanda31/07/2012, 19:54

    Oi, Nanie.

    Valeu pela indicação, porque o livro é ótimo! Fazia tempo que não lia algo assim.
    Me remeteu ao Harry Potter, que amo!
    Acho que eu não deveria ter lido aquela prévia no final, viu?
    Acha ansiedade em saber o que virá.
    Acho que os mistérios estão relacionados aos pais do Martin. Será? rs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlinha!
    Adorei! Estou curiosa para ler essa história \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Carla Fernanda01/08/2012, 15:30

    Oi, Ka.

    Essa história foi inusitada e, como fã do Harry Potter, apreciei a dinâmica dos personagens que o autor criou em uma aventura entremeada de mistérios.

    Estou curiosa p/ o próximo. ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Fico tão feliz quando leio resenhas assim, tão gostosas, e fico ainda mais feliz em saber que: TENHO O LIVRO!!!
    Posso ler quando quiser, kkkk
    Deu para sentir o que me aguarda durante a leitura e só me atiçou.
    São tantos os adjetivos que o personagem tem, que deu vontade de ler já, amei!

    ResponderExcluir
  6. Portal de blogs Teia02/08/2012, 14:04

    Olá.
    Gostei muito de seu blog,muito bom mesmo,parabéns.
    Sabia que agora seu blog pode aparecer em um Portal.
    Isso mesmo,entrou no ar o mais novo Portal de blogs da internet,um portal que divulga as melhores postagens de blogs da internet.
    É rápido,fácil e não precisa cadastro, e o melhor de tudo,é grátis.
    Você é nosso convidado especial.
    Até mais

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser muito bom, Carla.
    Acho que é porque mostra a força de vontade de jovens que se juntam para mudar a situação que estão vivendo.
    Achei super interessante a parte do clube do livro (deve ser horrível viver sem poder ter contato com livros).
    Gostei bastante.

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.