A História de Edgar Sawtelle :. David Wroblewski

A HISTÓRIA DE EDGAR SAWTELLE
DAVID WROBLEWSKI.
Intrínseca

Título Original: The Story of Edgar Sawtelle

UM MENINO SEM VOZ NUM MUNDO DE HOMENS E CÃES

Mudo desde o nascimento, Edgar Sawtelle se comunica apenas por sinais e bilhetes. Leva uma vida serena com os pais na fazenda da família, em um lugar remoto dos Estados Unidos. Ao longo de gerações, os Sawtelles criaram e treinaram uma raça de cães cujo dedicado companheirismo tem sua síntese em Almondine, a amiga e eterna aliada de Edgar. A volta inesperada de Claude, o tio paterno, leva o caos ao então pacífico lar dos Sawtelles. Após a morte repentina do pai de Edgar, Claude se insinua na vida da fazenda e conquista o afeto da mãe do menino. Confuso e dominado pelo sofrimento, o rapaz tenta provar que Claude teve algum papel naquela morte, mas esse plano fracassa e se volta contra Edgar, resultando em novas tragédias. Ao fugir para a área florestal nos limites da fazenda, Edgar amadurece em contato com a vida selvagem, ao lutar pela própria sobrevivência e a dos três jovens cães que o acompanharam. Contudo, a necessidade de apontar e de enfrentar o assassino do pai e a devoção aos cachorros sawtelle fazem o menino voltar para casa.

Clique aqui e leia o primeiro capítulo, publicado no site da editora Intrínseca.

Site oficial do livro no Brasil: http://www.edgarsawtelle.com.br/

O AUTOR

DAVID WROBLEWSKI

O autor nasceu em 1961, em Wisconsin. Cresceu em uma fazenda onde a família se dedicava a criação de cães. Completou o mestrado em Escrita pelo Warren Wilson College. Dedicou dez anos à escrita do seu primeiro romance, A História de Edgar Sawtelle, editado em 2008. Elogiado pela crítica, comparado por alguns a Steinbeck e Harper Lee, David Wroblewski, é sem dúvida uma das grandes revelações literárias do ano.

David Wroblewski é um mestre da narrativa, um contador de histórias que arquiteta cenas e desenlaces arrebatadores. Construído com uma brilhante exploração dos limites da linguagem e com reviravoltas surpreendentes, A História de Edgar Sawtelle, primeiro romance do autor, já se tornou um clássico moderno. É alvo de leitura compulsiva de milhões de leitores e alcançou o topo das listas de best-sellers do jornal The New York Times, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos, e o primeiro lugar das listas do Canadá e de Portugal.

Site oficial do autor: http://www.davidwroblewski.com/

♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸.•♥
Recomendo!

Esse livro foi uma grata surpresa, porque eu não conhecia esse autor.


Um dia, minha irmã estava assistindo ao programa da Oprah, no canal a cabo GNT, e ela comentou comigo. Para quem não sabe, de vez em quando, a Oprah dá dicas ótimas de leituras. Ela falou muitas coisas positivas e teceu muitos elogios sobre esse livro, que considera este o melhor romance que já leu.

Destaque do clube do livro de Oprah Winfrey, consagrado como "um Hamlet amerciano" e bestseller nos EUA, no Canadá e em Portugal, narra a trajetória de Edgar Sawtelle, um jovem mudo, que se comunica por sinais e bilhetes e vive na fazenda da família, criadora e treinadora de uma raça especial de cães. O assassinato do pai e o romance entre a mãe e o tio do menino desdobram essa saga de rancor e paixão que trata das relações humanas e lealdade.

Eu acabei de ler recentemente e amei!!!

Este livro emocionou-me muito!

"Hamlet" recontado com um brilho extraordinário e tendo como cenário uma fazenda remota em Wisconsin.

Edgar Sawtelle, um menino mudo e muito inteligente, vive uma vida idílica com seus pais. Há gerações que os Sawtelle criam uma carinhosa raça de cães, ilustrada na perfeição por Almondine, a companheira de sempre de Edgar. Mas quando o seu pai morre de repente em circunstâncias misteriosas, Edgar culpa-se a si mesmo, por não ter podido gritar por socorro.

Destroçado pelo romance desesperado da mãe com o tio paterno, o seu mundo muda para sempre quando, certa noite de primavera, vê o fantasma do pai. Depois da tentativa falhada de provar a culpa do tio, Edgar foge com seus três cães, mas o amor à mãe e aos animais, e a vontade de vingança, levam-no de volta à casa.
Nada é como ele esperava, e terá de se decidir entre a vingança ou a preservação do legado da família.

Uma história singela e maravilhosa! Escrita com a maior simplicidade! Tocante demais!

Mas não sei se vocês vão gostar, porque o livro pende mais para a narrativa, já que não tem muitos diálogos, mas não achei as descrições cansativas. Foram excelentes, porque deu a impressão de que eu estava naquele lugar.

Apesar de denso e complexo, o livro foi muito bem escrito. Adorei ver o mundo rural através dos cativantes personagens, entre eles Edgar e a cadela Almondine, que é muito fofa e enxerga a fundo a alma do menino. Só faltava falar! É muito comovente a união entre eles!

No decorrer da leitura, minhas emoções ficaram à flor da pele e, no afã de saber o que viria, não conseguia parar de ler, porque a história arrebatou-me.

O que me tocou profundamente foi a maneira como o autor descreveu os variados sentimentos das relações entre humanos e animais, já que esta não é uma história de cães, mas eles têm um grande papel no livro. Eu fiquei admirada com a devoção e dedicação aos cães, que são nossos mais fiéis amigos.

Apesar do livro ser excelente, me decepcionei um pouco com o desfecho da história. Me deu a impressão que ficou faltando muitos ganchos e algumas questões importantíssimas ficaram sem respostas. Esperava muito mais!

Mas, tirando isso, a história nos comove e, ao mesmo tempo, nos encanta.

Espero que gostem, assim como eu apreciei imensamente.

7 comentários:

  1. Oi Carla!

    Comprei esse livro por indicação sua, mas ele ainda está em minha pilha - com certeza logo o lerei!

    Muito boa sua resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Regina.

    Fico feliz que você gostou da minha resenha.

    Eu também tenho uma pilha de livros para ler... :)

    Por enquanto, estou no meio da leitura do terceiro volume da trilogia Millennium, A Rainha do Castelo de Ar, do Stieg Larsson. Estou amando! O livro é eletrizante e você fica com as emoções à mil!

    Quanto ao livro A História de Edgar Sawtelle, como eu citei os pormenores na minha resenha, muitas pessoas terão opiniões contraditórias, mas eu apreciei muitíssimo!

    Cada um tem um gosto pela leitura.

    Às vezes, um livro que eu gosto, muitos podem não ter a mesma opinião.

    Enfim, por um lado isso é ótimo para trocarmos idéias e opiniões sobre o mesmo.

    Espero que você não se decepcione ao lê-lo! (risos).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla...

    Nossa me chamou atenção esse livro, vou marca-lo aqui em minha listinha!!!
    Passando aqui também para lhe desejar um excelente semana...


    Bjinhus...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mariane.

    Fico feliz.

    Espero que você, ao lê-lo, aprecie tanto quanto eu apreciei.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla! Obrigada pelo comentário na Casinha, fico feliz que tenha gostado do blog :D

    Estou seguindo já
    Beijocas,
    Ana.

    ResponderExcluir
  6. OI Carla, belíssima resenha! Deu vontade tb de ler o livro! Obrigada por essa excelente indicação!!!
    Beijossss
    Lili

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lili.

    Fico feliz por ter gostado da resenha e da minha indicação.

    Leia sim, porque o livro é maravilhoso em sua essência, apesar do pormenor que citei!

    Obrigada pelo elogio!

    Beijos.

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.