CROMA: Caminho de Vida - Regis Castro

CROMA: CAMINHO DE VIDA
REGIS CASTRO
EDITORA VOZES

SINOPSE: A história se passa em um navio com destino à Europa. Um jovem em vésperas de tornar-se padre vem a compartilhar uma cabine com um médico psicanalista. As cenas do livro se desenvolvem por entre incidentes criados pelo médico que induz o rapaz a fazer um teste antes de professar os votos finais. A prova, cujo resultado seria de suma importância para sua vida futura, consistiria em criar, com o conhecimento de uma jovem a bordo, o impasse amor versus vocação sacerdotal. O dia-a-dia no navio à procura da moça e o romance que surge complementarão juntamente com cenas turísticas de pontos europeus, um suceder de quadros sugestivos que prende o leitor desde as primeiras páginas.

♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸.•


Eu tenho esse livro e é lindo! Antes de começar a falar da história, quero esclarecer que o meu livro é o que foi publicado em 1985, em sua 17ª edição, pela Editora Vozes, RJ, com 142 páginas, que inclui um prefácio e a biografia do autor.

O livro Croma, Caminho de Vida tem outras publicações e cada uma inclui algo diferente: - 1975, da Editora Vozes, em sua 7ª edição, que tem 144 páginas, inclui só o prefácio do autor; - 1991, da Editora Raboni, em sua 23ª edição, tem 194 páginas. Então, a cada publicação, em editoras diferentes, as páginas variam e alguns dados no livro também. Por isso, só vou falar dessa publicação de 1985, pois esse é o livro que tenho e o que eu li e, como não podia deixar de ser, adorei!

O enredo é lindo, mas já vou avisando que essa resenha contém alguns SPOILERS! O livro conta a história de Fernando Torres, um jovem seminarista, que recebe uma viagem prêmio a bordo de um navio, cujo nome é "Croma", para Roma antes de fazer os votos sacerdotais. Consternado, a bordo do navio, ele descobre que seu companheiro de cabine é Álvaro Ruiz, um psiquiatra, que vê no jovem seminarista, um entretenimento. 

A partir daí, Ruiz fica observando-o o tempo todo questionando seus valores e sua masculinidade. Com a condição de que teria o apoio do psiquiatra, Torres acaba aceitando um teste proposto por Ruiz. Esse teste consistia que Torres, durante a viagem, se comportasse como um rapaz normal, usando roupas comuns e namorasse. Em troca, Ruiz ouviria a sua história detalhadamente e daria seu diagnóstico; dizendo se ele deveria ou não fazer seu juramento sacerdotal. Então, Torres começa a contar sua história para Ruiz. Fala sobre a sua infância, os seus sonhos, namoro e o primeiro amor. Como também procura travar contato com as moças do navio, passando a cumprir a sua parte do trato.

A leitura torna-se apaixonante no decorrer da história entre o dia-a-dia do navio, à procura da moça e as longas sessões de terapia travadas entre Torres e o psiquiatra. Em virtude de ter pouca opção de rapazes no navio, algumas das moças tentam chamar a atenção do jovem Torres, que lhes é indiferente, o que acaba provocando a ira de algumas. Apesar de ser advertido por Ruiz de que ele não deveria ficar só com uma mulher, porque isso seria um problema na hora da escolha, apenas a jovem Odete suscita o interesse dele. Ambos descobrem ter muitas afinidades. A princípio, o que ele pensou ser só amizade, acabou tornando-se em um sentimento mais forte. Ao temer o desfecho da história, Ruiz adverte a mãe de Odete sobre a possibilidade do namoro não ter continuidade.

Enquanto isso, o jovem casal aproveita todos os momentos de diversão no navio, completamente apaixonados. E essa felicidade acaba causando inveja às outras moças que estão sem par durante a viagem. E, com isso, uma delas acaba descobrindo a verdade sobre Torres, por achar seu jeito esquisito, e conta o segredo do jovem à mãe de Odete. O clímax da história é quando Odete pede a Torres que faça uma escolha. Ele decide... Mas quando tudo parecia resolvido...

Você terá que ler o livro para saber o desfecho! :)

Agora, se você for muito curioso, passe o mouse no quadro abaixo e descubra qual foi a decisão de Torres e o desfecho dessa história! Mas siga sabiamente meu conselho, porque, com certeza, é preferivelmente melhor ficar sem saber o final e apreciar essa história tão linda e emocionante, lendo o livro mesmo. Isso eu garanto!

Ele decide desistir do sacerdócio e casar-se com ela. Tudo já parecia estar resolvido, quando Ruiz, achando que Torres está agindo precipitadamente, decide cuidadosamente alertar Odete e sua mãe. Em Gênova, acontece o desfecho da história, quando Torres desce do navio para passear enquanto Odete se arruma para o baile que acontecerá logo à noite. Ao entrar em uma igreja, que lhe chamou a atenção, Torres fica temeroso como se tivesse cometido um crime. Ao sair da igreja, tudo mudou, porque o seu amor por Deus foi mais forte. Ruiz não se surpreende com a força da sua vocação e diz ao amigo que agora ele está mais preparado para fazer os votos sacerdotais. Conformada, Odete aceita a sua decisão e finalmente despedem-se como bons amigos.

Eu amei essa história, que foi comovente e, ao mesmo tempo, repleta de emoção do princípio ao fim! Por isso, eu recomendo!

10 comentários:

  1. Ei Carla,

    Eu li o quadro não resisti rs

    Não conhecia este livro, achei muito interessante a história e suas resenhas bem completas como sempre :)
    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Parece interessante... Noss, não gostei da capa (?) =/

    xx

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nanda.

    Esse livro é lindo!

    Eu tenho ele há muitos anos e a história é muito envolvente da primeira a última página.

    Você acredita que eu nem ia colocar o desfecho da história na resenha? (risos).

    Fico feliz por ter gostado! :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana.

    A história é linda!

    Quanto a capa do livro, você acredita que essa é a melhor, porque a da versão mais recente é horrível! (risos).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oii Carla!
    Nunca tinha visto esse livroo antees, mas ele parece ser bem interessante! :)
    Sua resenha ficouu muito boa, hahahaa, so que eu não li o quadro não! hauhauahuaha
    Tem um selinho pra vc la no meu blog, Resenhas de Qualidade! :D
    beijoos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Giu.

    O enredo é lindo!
    Mas, como diz a Anna Walsh, esse livrinho é jurássico de tão antigo. rs. :)

    Obrigada pelo elogio à minha resenha e eu bem que avisei que o quadro tinha spoilers. Ficava a critério de quem quisesse ler, mas acho que perde a graça depois. :D

    Obrigada pelo selinho e já postei no meu blog! :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. tbém li o quadro, bando de curiosa XD

    ResponderExcluir
  8. Tema diferente! Parece mesmo ser um livro interessante... gostei. Valeu a dica! :)

    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Lariane,

    Alguns são curiosos mesmo! Mas dar uma espiadinha não mata, né? rs.

    Mas, como avisei, acho que perde a graça, mas fica a critério do leitor! :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fernanda.

    A temática é muito interessante mesmo, te prende desde a primeira página.

    Fico feliz por ter gostado da dica!

    Beijos.

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.