FEIOS :. Scott Westerfeld

FEIOS
SCOTT WESTERFELD
Galera Record

Título Original: Uglies
Título em espanhol: Traición

PRIMEIRO VOLUME
DA SÉRIE 'FEIOS'

Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio.

Tally está prestes a completar 16 anos e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que a transformará de "feia" em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito.

Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quando Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito e, acredite, não é nada bonito.

Quer ler ao primeiro capítulo que a editora Record, disponibilizou no site, clique aqui!

Site Oficial da Série no Brasil: http://www.record.com.br/seriefeios/
Site Oficial da Série: http://scottwesterfeld.com/books/uglies.htm


O AUTOR

SCOTT WESTERFELD

Nascido no Texas, é autor de aclamados romances para adultos e jovens, entre eles Tão Ontem, Os Primeiros Dias e a série Feios, best-seller do New York Times. É também design e atualmente vive entre Sidney, na Austrália, e Nova York. 

Site Oficial do autor: http://scottwesterfeld.com/ 

♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸.•♥

Recomendo!

A princípio, quando comecei a ler Feios, achei meio maçante, monótono demais, já que o enredo do livro se passa em um mundo futurista com pranchas e carros voadores, anéis de interface, braceletes antiqueda, jaquetas bungee jump, purificadores de água, os mais sofisticados equipamentos eletrônicos, etc.

Mas, no decorrer da leitura, deu uma guinada de 360º graus e acabei me surpreendendo com a história!

Uma história diferente de todos os gêneros que já tive o prazer de ler, mas que nos faz ver o mundo e a vida sob um novo olhar e uma nova perspectiva. Em muitos aspectos, lembra muito a nossa realidade de hoje!

A história de Feios é definida, pelo menos, alguns séculos no futuro, após civilização atual ser  destruída por uma bactéria que restabelecia todos os derivados de petróleo, causando um caos generalizado. Os sobreviventes deste desastre estabeleceram-se em cidades pequenas em relação às que existiam. Cada uma dessas cidades é regulamentada de  forma independente com a viagem limitada. Na idade de dezesseis anos, cada pessoa passa por uma operação que impulsiona o sistema imunológico e os reflexos, dando-lhes uma face simétrica bem proporcional, baseadas em um padrão internacional, de modo que todas essas pessoas sejam quase idênticas. Mais tarde, as operações nos mostram sinais de envelhecimento, mantendo esta beleza. Antes de ganharem a operação, as crianças são chamadas de "feias", e são mantidas separadas dos seus amigos mais velhos.

Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela seja alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou - nem pense nisso - espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.

Tally mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas e se divertem (o tempo todo). Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair.

Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrário: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de fora da lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza.

Para Tally, isso é uma maluquice. Quem iria querer ficar feio para sempre ou se arriscaria a voltar para a natureza e queimar árvores para se aquecer, em vez de viver com conforto em Nova Perfeição e se divertir à beça? Mas, quando sua amiga desaparece, os Especiais, autoridade máxima desse novo mundo, propõem um acordo a Tally: se unir a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. A escolha de Tally irá mudar o mundo ao seu redor, mas, principalmente, ela mesma.

Uma história de ficção científica fascinante onde a narrativa lembrou-me do filme Matrix, onde todos julgam os outros pela aparência. Um mundo no qual as pessoas estão enfrentando um mundo perfeito no qual não há espaço para a liberdade, porque está nas mãos de um pequeno grupo de pessoas.

O livro é muito interessante porque fala sobre as mudanças físicas e emocionais da adolescência, como também aborda toda a questão de conformismo, a imagem corporal, modelos, anorexia, auto-estima e individualidade, bem como o impacto da forte pressão dos pais e casais, como também fala dos aspectos modernos de globalização sobre as questões ambientais e ecológicas. Achei muito interessante isso!

Sob a superfície, Feios fala do alto escalão e conspirações do governo,  no perigo de confiar no onipresente. Embora a história subjacente condena a guerra e os efeitos colaterais do mesmo, o verdadeiro impulso da história prova que as liberdades individuais são muito mais importantes do que a necessidade de uniformização e à eliminação da vontade pessoal. 

Adorei Shay, a melhor amiga de Tally, uma feia que tem plena convicção de que existe um mundo paralelo e muito melhor do que a Nova Perfeição. É ela que mostra a Tally uma outra realidade nua e crua. Ao lado de David, um Enfumaçado, Tally acaba enxergando o mundo sob um novo prisma e acaba caindo a máscara de ilusão que ela tinha respeito desse mundo tão perfeito que era a Nova Perfeição.

Além disso, o enredo mostra uma história envolvente de amor e de amizade, aventura e suspense, natureza e meio ambiente, construção e destruição em massa... e, por trás de tudo isso, há também o problema da beleza e da perfeição. Até que ponto você estaria disposto a pagar um alto preço pela beleza? Você trairia sua melhor amiga para conseguir seus objetivos pelos quais esperou a vida inteira?

No decorrer da leitura somos confrontados com dilemas morais que nos fazem refletir e problemas próprios da adolescência com os quais nos identificamos, envolvido em uma trama de aventura e ficção científica.


Para aguçar ainda mais sua curiosidade, CONFIRA abaixo o Book Trailer do livro FEIOS e pergunto:

E você, estaria disposto a pagar um alto preço pela beleza?




Série 'Feios'

A série faz parte de uma trilogia:
  1. Feios (Uglies)
  2. Perfeitos (Pretties) - Em breve aqui no Brasil.
  3. Specials
Mas também fazem parte os livros interligados abaixo:
  • Extras
  • Bogus to Bubbly: An Insider's Guide to the World of Uglies

O final foi surpreendente e fiquei ansiosa, pois não vejo a hora de ler a continuação, que será lançada ainda esse ano, pela editora Galera Record: Perfeitos. Quero saber o que vai acontecer com Tally, Shay e David.

Uma ótima notícia é que os direitos cinematográficos do livro foram vendidos para a Fox. O filme está previsto para estrear em 2011. Vamos aguardar!

Depois de todas essas dicas e novidades,
você quer ou não aventurar-se no mundo da Nova Perfeição?

Já está em todas as livrarias! Garanta já o seu!

11 comentários:

  1. Esse livro está na minha lista para ler faz um tempo... mas ainda não me empolguei mto para ler...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quero muitooooooooo ler esse livro!!!!

    ResponderExcluir
  3. Legal não é ?!
    Eu também gostei muito do livro !
    Parabéns pela resenha viu !
    Beijos
    Luka.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!
    Eu tbm gostei muito do livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu estou muito curiosa para ler esse livro! Só ví críticas positivas =)

    Ficou ótima a sua resenha Carla!

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  6. Estórias futurísticas sempre me instigaram, eu tenho sempre um pensamento no futuro, imagino naves e essas coisas, e esse livro tá na minha lista de futuras leituras mais por isso do que esse assunto da busca da perfeição!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. AAAAH, quero muito ler esse livroo!!
    Eu ganhei ele no blog da Pâ, to louca pra ele chegar!! :)
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Acho que sou a unicia que não se interessou pela premissa de Feios =O(
    Boa semana Carla =o**

    ResponderExcluir
  9. Eu quero ler!
    Nossa já li tantas resenhas sobre esse livro que até parece que eu já li!
    Mas é claro que eu tenho de ter ele na estante né!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é muito perfeito!!!
    Mal posso esperar pela continuação *---*




    ;*

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.