A Miscelânea de Esportes, Jogos & Ócio de Schott - Ben Schott

A MISCELÂNEA DE ESPORTES, JOGOS & ÓCIO DE SCHOTT
BEN SCHOTT
Intrínseca

Adorei este manual lançado em 4 de abril de 2011, que é o terceiro compêndio do autor, publicado pela editora Intrínseca, que reúne irrelevâncias despercebidas e essencialmente distintas entre os esportistas, os jogadores e os ociosos.

Adorei esse livrinho que vem com uma contracapa de proteção por cima da capa dura azul com o título em detalhes dourados. Lembrei-me dos livros que a extinta Círculo do Livro lançava em capa dura antigamente. Eram lindos demais e um luxo só! Tive a sorte de ter alguns deles na minha estante, porque além de lindos, eram baratos!

Diverti-me demais e, durante a leitura, além das curiosidades acerca dos esportes e jogos de diversos gêneros para todas as idades, fui transportada para a minha infância e adolescência quando vi alguns jogos e brincadeiras que eu e minhas amigas adorávamos nos nossos folguedos, entre elas: a dobradura da sorte (vocês devem lembrar-se daquela dobradura de papel que abríamos e fechávamos entre os nossos dedos onde fazíamos as perguntas e descobríamos as respostas às nossas questões. Era o nosso oráculo! Muito divertido!); os jogos de tabuleiros "Detetive" e "Banco Imobiliário" (eu adorava o "Banco Imobiliário" e tenho até hoje, está bem velhinho!!! Descobri recentemente o jogo do "Detetive" para computador e amei!); sombras com as mãos (Quando estamos sem energia aqui em casa e ficamos entendiados, ainda fazemos isso. Coisa de doido, né? risos); quebra-cabeças com palitos de fósforos (esse até hoje dá para fundir a cuca); charadas de ligar os pontos; bolinhas de gude; peteca; Marco Polo na piscina; aviãozinho de papel; o famoso Jogo da Operação (atualmente, descobri uma versão para computador!); resta-um (que hoje em dia jogo no computador); Pac Man, que adorava jogar no famoso videogame Atari, onde ficava até com as mãos doendo de tanto manusear aqueles joysticks! (risos).

Ele volta-se para os passatempos que diverte-nos até hoje como palavras-cruzadas, gamão, xadrez, scrabble, resta-um, canastra, botões, damas, quebra-cabeças tangrama, além de todos os jogos de cartas e de tabuleiros.

Em nenhum outro lugar você encontrará todas as informações sobre o vício do jogo, as trapaças e o espírito esportivo; os pinos do boliche; as interpretações das cartas de tarô; as queimas de calorias; os circuitos mais importantes da F1; as lutas de Rocky; os sonhos fraudados de Freud; a arte das touradas; os carros e os personagens do desenho Corrida Maluca com Dick Vigarista e Mutley; a solução para a preguiça; a sesta depois do almoço; os apelidos de cartas de baralho; os distintos ociosos de Dickens; a pontuação de saltos ornamentais, sinuca, rúgbi, críquete, boxe, tênis, futebol, golfe, etc; o lema das Olimpíadas; o significado das artes marciais; a invenção da rede; como driblar o tédio; alguns esportes, jogos e ócio no cinema; alguns dorminhocos notáveis e as fases do sonho; as faixas de caratê; o fardo do preguiçoso; as paraolimpíadas; os compassos e ritmos de danças de salão; as trapaças no bridge entre James Bond e Hugh Drax; as regras do polo de elefantes; a complexidade do Palio de Siena; as tatuagens do David Beckham; ou do motivo de o surfe ser apelidado de o Esporte dos Reis e muito mais.

Que outro volume lhe informará a importância da sinuca para as freiras; a temperatura correta para um banho quente; o que a Inquisição e as palavras cruzadas têm em comum; a miríade de participantes da Corrida Maluca; ou o que Mark Twain pensava a respeito de exercícios físicos?

Onde mais você topará com uma lista de dorminhocos famosos; com soluções para palavras cruzadas criptografadas; com esportes praticados predominantemente de trás para a frente; com jogos de salão e de pubs britânicos; com todas as contusões esportivas curiosas desde o mamilo de corredor até o joelho de faxineira?

Além de divertir-me muito, aprendi coisas que eu desconhecia, o que foi bem instrutivo sobre as trivialidades essenciais ao ser humano seja praticando um esporte, jogando ou sendo ocioso e, assim como eu, você ficará impressionado com a gama de informações sobre as quais você nunca pensou, mas vai adorar conhecer.

A Miscelânea de Esportes, Jogos & Ócio de Schott é um livro para todos e para cada um de nós – desde o mais combativo, atlético e ativo até o mais indolente, inativo e ocioso.*

* Sir Richard Steele observou certa vez que “ler é para a mente o mesmo que o exercício é para o corpo”. De fato, ler este livro é uma atividade desse tipo. O adulto médio, com 70 quilos, queimará cerca de 1 ou 2 calorias a cada minuto de leitura de A Miscelânea de Esportes, Jogos & Ócio de Schott.

Adorei inúmeras frases, entre elas:

"É impossível desfrutar plenamente o ócio a não ser que se esteja cheio de trabalho pra fazer."

(Jerome K. Jerome)
"Se todos os dias do ano fossem feriado, praticar esportes seria tão tedioso quanto trabalhar.”

(William Shakespeare)
“É melhor ter vadiado e ser um perdedor do que nunca ter vadiado.”

(James Thurber)

Esse livrinho faz parte de uma trilogia:

1. A Miscelânea Original de Schott (Schott's Original Miscellany)
2. A Miscelânea da Boa Mesa de Schott (Schott's Food & Drink Miscellany)
3. A Miscelânea de Esportes, Jogos e Ócio de Schott (Schott's Sporting, Gaming, & Idling Miscellany)

Está mais do que recomendado, para quem quer passar horas de puro entretenimento e que, ao mesmo tempo, acaba instruindo.

8 comentários:

  1. Não é bem o que costumo ler, mas parece ser interessante!
    Sua resenha sempre empolga, não importa o livro, kkk

    ResponderExcluir
  2. Que curioso este livro não é?
    Bem diferente de tudo o que a gente vê por aí. Interessante. É bom saber que nem toda literatura se restringe à romance.
    Gostei da sua resenha, cativante.

    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito desse tipo de leitura, mas parece interessante, Carla!
    Quem sabe eu decida ler?

    Bjus,
    Náh

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Leninha, suas resenhas sempre empolgam Carlinha!

    Eu lembro dessa dobradura de papel, kkkkk!

    Nunca aprendi a fazer, mas tinha várias que minha prima fazia!

    beijooos

    ResponderExcluir
  5. Carlinha,

    Suas resenhas sempre são perfeitas e empolgantes!

    kkkk

    Adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla!
    Esse tipo de livro não me faz meu estilo. Mas quem um dia não mude de ideia?
    Ótima resenha
    BJs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu não tenho interrese em ler esse livro não, mas seu post ficou tão bom flor.

    Karlinha
    www.coffieandmovies.com.br
    Não deixe de visitar!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei bem tentada a ler esse livro! Brinquei muito com a dobradura da sorte na terceira série, tinha tudo quanto era pergunta, rs "fulano gosta de mim?" kkk.
    Olhem a vergonha, nuuuunca brinquei com banco imobiliário, sim existe gente que não sabe o que é brincar disso, e essa sou eu!
    Adorei a resenha, é um livro bem diferente do que estou habituada a ler, mas me chamou muito a tenção.

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.