LENDAS DO OUTONO :. Jim Harrison




LENDAS DO OUTONO
JIM HARRISON
Editora 34

Título Original .:. Legends of the Fall


Conta a história de três irmãos - Tristan, Samuel e Alfred - que cavalgam de Montana até o Canadá para se alistar na Primeira Guerra Mundial. Em fins de outubro de 1914 três irmãos cavalgaram de Choteau, em Montana, até Calgary, em Alberta, no Canadá, para se alistarem na Grande Guerra (os Estados Unidos só entraram em 1917). Um velho Cheyenne foi com eles para voltar puxando os cavalos que eram de raça; o pai deles não considerara que seus filhos fossem para a guerra montados em pangarés. O Cheyenne conhecia todos os atalhos ao norte das Rochosas, por isso a jornada foi através de território selvagem. Saíram antes da aurora; no estábulo, o pai segurava uma lamparina de óleo, vestido com seu casacão de couro de búfalo; estavam todos em silêncio, e quando ele os abraçou o sopro do adeus subiu numa pequena nuvem branca até as vigas do telhado.

O irmão mais novo, belo e promissor, morre em combate, e a partir dai acompanhamos o desenrolar da vida da familia.

Livro que deu origem ao filme Lendas da Paixão, que ao despertar da paixão, a lenda começa. Foi um grande sucesso do cinema estrelado por Brad Pitt, Anthony Hopkins, Aidan Quinn, Julia Ormond.


♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸.•♥


Recomendo!

Lendas do Outono faz parte de uma trilogia de romances curtos, sendo que duas delas foram adaptadas para o cinema. Ele é o terceiro e último romance.

Os romances que fazem parte dessa trilogia são:

~ Revenge
~ The Man Who Gave Up His Name
~ Legends of the Fall


Lendas do Outono conta a vida de Tristan Ludlow, o único dos três irmãos a sobreviver à Grande Guerra fisicamente intacto. Seu irmão mais novo, Samuel, o menino dos olhos de sua mãe, morre na França, enquanto seu irmão mais velho, Alfred, é ferido em um acidente e enviado para casa antes que a guerra atinja a Europa.
Tristan sobrevive fisicamente, mas emocionalmente ele nunca recuperou-se inteiramente. Ele escapa de um exílio na França, onde é enviado depois de ser escalpelado por seis soldados alemães, e retoma o trabalho como um traficante de armas para os britânicos nos próximos anos no mar. Ele viaja o mundo, conquistando medalhas britânicas, usando vários tipos diferentes de contrabando para o seu próprio lucro. Anos mais tarde, ele volta à fazenda de seu pai e descobre que seu irmão se casou com a mulher que abandonou. Alfred torna-se senador de Montana; Tristan casa-se e retoma o funcionamento do rancho da família. As coisas vão muito bem para todos de uma vez. Ele é profundamente apaixonado por sua nova mulher, pois eles têm vários filhos, ele faz do rancho de seu pai, um sucesso. Retornando de uma viagem à cidade com as compras de sua esposa e com vários carregamentos de uísque recém ilegal, Tristan é parado por agentes federais em um trecho estreito da estrada. Os agentes dão vários tiros para o ar e com calma informam Tristan e seus homens que eles terão de devolver o uísque que são contrabandeado. Então, eles todos vêem que a esposa de Tristan está morta no banco da frente do carro, pois uma bala ricocheteou em algum lugar em sua testa. Esta segunda rodada de lances da perda de Tristan para outra rodada de vingança violenta e coloca a sua vida em risco ao ser foragido e correr com o whisky de contrabando.

Tristan enfrenta severas perdas várias vezes ao longo do romance. Cada vez que ele está ciente de que a pessoa que matou o seu irmão, sua esposa, que é a melhor pessoa que ele, é o único que deveria ter a vida tomada. A isto se junta o seu sentimento de perda e complica a forma como o leitor julga a reação dele. Seu irmão morre, um inocente, uma vida desperdiçada em uma batalha que nunca foi dele. A mesma coisa acontece à sua mulher, que sua morte é acidental, não diminui o seu impacto.

Tristan está longe de ser perfeito para começar, e eu duvido que sua vida teria sido exemplar na melhor das circunstâncias, mas os acontecimentos do romance tornam difícil julgá-lo severamente. Ele é um herói muito atraente, um anti-herói, para começar, que o leitor simpatize com ele mesmo, quando ele comete erros, não é nenhuma surpresa.

Lendas do Outono é um evento de impacto que carregam o peso de um romance.

Este romance transborda emoção, ação e aventura, tudo compactado em poucas páginas.

Adorei o personagem Tristan, porque é bonito, robusto, resistente, um especialista em tudo o que ele põe a mão, mas essencialmente moralista no coração.

Assisti ao filme Lendas da Paixão e me apaixonei pela história.

Em breve, falarei em outro post um pouco mais sobre esse belíssimo filme.

2 comentários:

  1. Fiquei interessada no livro, parece ser bom...

    E o filme, eu assisti uma vez tempoas atrás, mas não lembro nadinha de nada (só que o Brad Pitt estava lindo demais, como sempre, srsrsrs).. dei vontade de assistir..! ;)

    ~> Um Amor Para Recordar é maravilhoso mesmo... eu tenho o livro da Seleções com 'Um Ano Inesquecível', e foi um achado, rs..

    Vc já tentou procurar no Estante Virtual?

    A cena do casamento no livro é mesmo muito triste, né? Foi uma das partes que mais me marcou, pois é um momento feliz, porém extremamente triste ao mesmo tempo...

    Ah, e eu não acompanho Gray's Anotomy, não... mas fiquei curiosa com a tal cena que vc citou.. ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda.

    ~ Quanto ao livro, muitas pessoas tiveram opiniões contraditórias. Uns gostaram, outros não. rs.

    ~ O filme é maravilhoso e o Brad Pitt... sem comentários. rsrsrs. De vez em quando, passa na tv a cabo. Há poucos dias, eu assisti novamente no canal AXN.

    ~ Um Amor Para Recordar é lindo e ao mesmo tempo tão tocante e comovente. (Que sorte você teve em achar o livro da Seleções! Há muito procuro, e não acho! Acho que não vende mais.)

    Já vi no Estante Virtual e nada.

    Concordo plenamente com você que a cena do casamento no livro é mesmo muito triste. Eu chorei muuuuuito nessa parte. Muitas partes do livro me marcaram, mas essa do casamento me marcou muito, pois ao mesmo tempo que é um momento abençoado de amor e felicidade, é um momento de perda... Triste ao extremo, mas é um livro primoroso, apesar que gostei mais do filme.

    ~ A cena de Grey's Anatomy que te falei é linda e emocionante. A personagem Izzie está com câncer no estágio IV fazendo os preparativos para o casamento da amiga Meredith, que também é médica. No dia do casório, Meredith abre mão do casamento para que Izzie possa se casar com o seu namorado. Só que isso tudo é uma surpresa para ela, que não sabe de nada, já que seus amigos armaram tudo com Alex, seu namorado. A cerimônia foi emocionante. Ela estava fraca e debilitada, mas seus amigos a ajudaram a caminhar até o altar... os votos foram lindos! Chorei muito! Me lembrou muito a cena do livro que te falei...

    Beijos.

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.