Para Sempre [2ª edição] - Glaucia Santos

PARA SEMPRE
GLAUCIA SANTOS
Independente


Este foi o primeiro romance publicado pela autora que li (li a primeira edição, da Baraúna, em 2012), mas agora é uma publicação independente que foi totalmente repaginada nesta segunda edição — capa nova, revisão e diagramação — que conta com 328 páginas na versão impressa, que já está à venda pelo Clube de Autores


Para quem não conhece a autora, Glaucia Santos é conhecida pela delicada sensibilidade com que retrata lindas histórias de amor, que também instiga o leitor até a última página, porque sua capacidade de emocionar, independente do gênero que for, continua imutável. 

Até hoje — a cada releitura dessa história contemporânea e profundamente tocante —, os dramas vividos pelos personagens ainda permeiam a minha mente, porque conseguiu me emocionar em todos os sentidos. Não tem como você não se identificar com os dramas familiares e as situações vividas pelos protagonistas que como nós lutar para crescer em meio às suas qualidades e imperfeições, tornando-se seres humanos evoluídos em meio ao autoconhecimento.

A história é ambientada na Carolina do Sul, em uma cidadezinha conservadora, intercalando o presente com flashbacks do passado onde os personagens Elizabeth e Justin trilharam um caminho árduo em nome do amor, mostrando a sua infância, adolescência até os dias atuais.

Quando Justin disse que era “para sempre”, havia verdade em suas palavras. Assim como o “eu te amo” tocou o meu coração, eu também acreditei que seria da mesma maneira. Mesmo depois de tudo o que nos aconteceu, suas palavras ainda continuavam ecoando em minha mente.
Pág. 19

Desde os seis anos, estavam predestinados um ao outro. À primeira vista, sentiram-se como se já se conhecessem. Os laços de amizade vão se estreitando e quando vão surgindo os novos sentimentos, eles descobrirão os mistérios e as descobertas do primeiro amor enveredando pelo caminho da paixão.

Aquele foi o nosso primeiro e glorioso beijo. Sentia meu corpo leve, flutuando em um estado completamente encantado com o toque, o gosto do sorvete, o prazer dos movimentos, o alvoroço das minhas borboletas.

Pág. 64

Lizzy era tímida e carente de carinho e afeição. Com seu jeitinho meigo e cativante, Justin tornou-se um anjo da guarda em sua vida desde o primeiro momento e tornaram-se amigos inseparáveis. Enquanto ele vinha de uma família abastada, ela vinha de uma desestruturada.

Apesar de pobre, Lizzy era 
tratada com indiferença pelos pais, que a culpavam pelos seus infortúnios, o que a magoava e sentia-se miserável pela sua existência, mas devido a isso se tornou uma pessoa forte. Sua mãe trabalhava para sustentá-la, porque seu pai era um inconsequente que as humilhava sem dó e nem piedade, e as duas sofriam maus-tratos por parte dele. Por isso, a garota via em Vanessa, a mãe de Justin, uma segunda mãe, já que a sua era uma pessoa amargurada que escolheu o homem errado e paga caro por seus erros, sendo infeliz. Mesmo assim, a filha tinha orgulho dela por ser uma guerreira e ao mesmo tempo tinha vergonha do pai, que sempre inferiorizou.

Como se não bastasse levar uma vida deprimida e infeliz, como também repleta de recriminações e vigilâncias, ainda sofria bullying na escola por levar uma vida simples e honesta, mas Justin nunca fez distinção de sua classe social por ser benevolente. Por isso, aprendeu muito com a família dele sobre o significado da religião e a ter fé, a perseverar no amor e acreditar no ser humano.


— Fé é algo que você não pode ver ou tocar. — Ele levou uma das mãos ao meu peito e a pousou ali. — É algo que você sente aqui. Você acredita e tem esperança. Sem fé as pessoas não conseguem persistir, porque não acreditam que vai dar certo. Só tenha fé em seu coração e acredite.

Pág. 31

Ao contrário dela, Justin teve uma educação primorosa e levava uma vida correta de acordo com os preceitos morais impostos pela sociedade.

Apesar das diferenças sociais, os dois sempre foram cúmplices nas traquinagens, companheiros e amigos que se completavam em todos os sentidos, além de serem impulsivos.

Ele era um garotinho valente, que a protegeu de tudo e de todos. Ambos são encantadores com sua meiguice e ingenuidade em meio a essa doce descoberta do amor, porque possuem uma mente fértil e fantasiosa acerca do futuro. Devido às circunstâncias do destino são separados por uma década, onde Lizzy acaba adoecendo de saudade porque sem Justin sua vida perde todo o sentido.


A ideia de perder Justin era por demais dolorosa. E se... se o para sempre não fosse como nos contos de fadas? E se meu príncipe virasse sapo ou se ele encontrasse outra princesa? E se ele fosse embora ou se não me amasse mais? Aquele “e se... e se...” começou a me doer muito. Meu coração se apertou em uma aflição angustiante. Não queria que acabasse nunca. Nunca!

Pág. 66

Um dia, uma grande reviravolta muda irremediavelmente o curso de suas vidas para sempre.

— Amo-a tanto que chega a doer. Achei que nunca mais a veria e a vida não tinha graça nem luz e nada fazia muito sentido. Eu apenas seguia, dia após dia, empurrando a vida como dava. .

Pág. 207

Eles amavam-se incondicionalmente, mas a imagem de outrora não condizia com a realidade. Apesar de serem racionais e sensatos, algumas decisões imaturas afetarão drasticamente suas vidas.

Em meio às decisões, escolhas, mágoas, descobertas, crescimento, autoconhecimento e amadurecimento, será que o amor, presente em cada página, sobreviverá a brigas, ciúmes, traições e rompimentos?

— Nunca mais dirija a palavra a mim! Entendeu?! Você não sabe nada da minha vida! Não sabe nada sobre quem sou e como eu sou. Se estou aqui é porque sou uma vencedora. Eu trabalho muito para conseguir sobreviver. Você não faz ideia do que é dormir sem ter o que comer, de não ter dinheiro para lavar as roupas e de não poder se dar ao luxo de comprar um doce de vez em quando. Você é mais um filhinho de papai de merda, que vive à custa de mesada e fica desfilando com carro de luxo, esbanjando o dinheiro dos seus pais. Então, não abra a sua boca para falar o que não sabe. Não fale mais comigo e não olhe para mim. Se me encontrar, peço que finja que nem me conhece. Entendeu?

Pág. 116

O livro foi inspirado na música “Por Enquanto”, interpretada pela Cássia Eller, e no romance “Diário de uma Paixão”, do Nicholas Sparks, no momento atual, cuja narrativa é em primeira pessoa sob a perspectiva de Lizzy.

Desde o início, a autora já nos deixa cientes de qual será o desfecho, porém, mesmo assim torci pelo final feliz do casal, que amadurecem juntos em meio aos percalços do destino enfrentando todas as adversidades.

Tanto a capa da primeira e da segunda edição ficou maravilhosa e refletiu exatamente o romance do livro. Se quiser ver como ficou a diagramação desta edição, clique aqui e assista ao vídeo onde a autora mostra detalhadamente.

Glaucia escreve de forma clara e singela, o que torna a narrativa agradável e envolvente desde o princípio. As cenas são bem descritas que você consegue visualizar cada momento dramático, tenso, terno, divertido e comovente de forma tão vívida o que torna tudo muito real e, ao mesmo tempo, pungente.

Em vários momentos, Lizzy era muito insegura e vivia perdendo o controle por causa de Justin. Isso me enervou, pois tive vontade de dar umas sacudidas nela porque mesmo revoltada, acabava se rendendo aos encantos e cedendo facilmente às atitudes levianas perdoando Justin como se nada tivesse acontecido (mesmo com seu charme, eu resistiria bravamente! Se vocês vissem minha reação quando a via chorando pelos cantos... Queria matar o Justin! Apesar de adorar o personagem, nessas horas ele conseguiu me tirar do sério!) Mesmo amando uma pessoa, nós temos que impor limites e respeito! Apesar de alguns momentos de infantilidade e imaturidade, felizmente, vemos o crescimento dos personagens.

Apesar de demonstrar insegurança, Lizzy sempre foi uma pessoa forte, corajosa e perseverante em busca dos seus sonhos. Passou por tantas dificuldades que por diversas vezes teve sua fé abalada, já que se machucou muito por se sentir frustrada, vazia, fragilizada e desprotegida, sem forças para lutar. Mesmo assim sente nostalgia dos momentos que viveu.

Além dos protagonistas, os personagens secundários também me conquistaram, entre eles:

Johnny, o irmão de Justin, que era uma criança precoce, inteligente, amável, extrovertida e esperta, negligenciada pelos pais que mimam e sufocam Justin, que sempre teve o que quis. Independente para a idade, ele é tão espontâneo que acaba sendo o humor do livro que desanuvia os momentos tensos, já que sempre chocou para chamar a atenção do pai intolerante e intransigente. No fundo, era alguém que ansiava por carinho e proteção.

Já a antagonista Melissa era irritante, persuasiva, dissimulada, superficial e persistente. Manipuladora e cruel. Teve momentos em que queria trucidá-la, porque infernizou a vida deles. Pobre, Lizzy! Nesses momentos, lembrei-me das novelas mexicanas onde as mocinhas sofriam horrores antes de serem felizes.

O livro aborda muitas questões familiares importantes, falta de diálogo, rupturas, escolha profissional, gravidez na adolescência, adoção, bullying, violência doméstica, alcoolismo, além da obstinação e os valores familiares em várias passagens da infância até a velhice, como também mostra lições de amor, perdão, perseverança e fé.

Você tem que amar, perdoar e ser perdoado quando ainda há vida. E o mais importante: não deixar o orgulho, o ressentimento e as crises familiares impedirem de fazer isso. Um dia, seus pais e seus irmãos não estarão mais lá e o arrependimento vai lhe acompanhar pelo resto da vida.

Pág. 251

Digo a vocês que a vida é curta! Viva intensamente cada instante como se fosse o último!

Como viram, tive um turbilhão de emoções ao longo da leitura, porque é um romance para se devorar aos poucos curtindo cada passagem da vida dos personagens. Se você é fã da Kristin Hannah e do Nicholas Sparks, já sabe o que esperar desse enredo nacional , que a cada releitura é uma nova descoberta para um mundo maravilhoso, que me arrancou muitas lágrimas de emoção. Recomendo!

Já está à venda nos formatos IMPRESSO e DIGITAL (E-BOOK):


IMPRESSO | CAPA ANTIGA e CAPA NOVA

>>> CLUBE DE AUTORES <<<

DIGITAL | E-BOOK

AMAZON.COM | AMAZON.COM.BR



2 comentários:

  1. Ainda vou ter o prazer de ler Para Sempre, já conheço as obras da Gláucia Santos, me apaixonei por Luz da minha vida e Vento no litoral. Autora maravilhosa, talentosa e gente boa, merece todo sucesso do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra.

      É um livro que você vai adorar ler, porque é daqueles que nos marcam pra sempre. :D

      Adoro os livros da Glaucia e torço para que um dia ela seja reconhecida como merece. É uma escritora muito talentosa.

      Excluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.