Diário de uma Paixão


FILME


DIÁRIO DE UMA PAIXÃO


Titulo Original .:. THE NOTEBOOK
Ano .:. 2004
Elenco .:. James Garner, Gena Rowlands, Rachel McAdams, Ryan Gosling, James Marsden, Joan Allen


Devido ao grande sucesso do livro "O Caderno de Noah" (Nicholas Sparks), ele foi adaptado para o cinema.

Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton e Noah Calhoun, dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr., que serviu na Segunda Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.


♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸.•♥


Esse filme é simplesmente perfeito!

É lindo, emocionante, apaixonante, intenso, romântico...


Enfim, resumindo... Explêndido!

Impossível não gostar desse filme! Ou melhor, se apaixonar!

É uma história de amor que toca o coração de todo mundo, que mexe com os sentimentos e as emoções de cada um!

E quem não queria um amor como o deles, né? ;)

Pra quem ainda não viu.. um conselho: VEJAM! Vocês não irão se arrepender!


Qual não foi a minha felicidade ao assistir a esse filme pela primeira vez.

Ele trouxe de volta algo que há muito tempo eu não via: o romantismo.

Existem muitos filmes românticos por aí, mas iguais a esse não.

Isso mos mostra que ainda se fazem filmes como antigamente. Românticos e feitos para chorar, como este belo e sensível "Diário de uma Paixão", que já começa de maneira bucólica e romântica: aves sobrevoando, um belo lago e refletindo suas imagens na janela de um magnífico casarão, onde uma senhora observa a tudo, calada vendo o pôr-do-sol.

Aos poucos, a história se desenrola. O casarão na verdade é um asilo de idosos onde o simpático Sr. Calhoun se propõe a contar belas histórias à Allie, uma interna que sofre de doença degenerativa e tem sérios problemas de memória. A trama que, entusiasmadamente, Calhoun conta a Allie fala de um belo romance acontecido nos românticos anos 40.

Não será necessário muito esforço para que o espectador logo perceba o "segredinho" da história. O que não tem a menor importância. A beleza do filme não está nisso, mas sim em saborear lentamente toda a profunda carga emocional que se desenvolve a partir do livro de Nicholas Sparks, que também escreveu o livro que inspirou o filme "Uma Carta de Amor", com Kevin Costner; e "Um Amor para Recordar", com Shane West e Mandy Moore.

Coerentemente, trilha sonora, fotografia (que é um "cartão postal", como diriam os antigos) e reconstituição de época conspiram para a criação de um clima de sonhos, de filme antigo, de poesia e de romantismo, que é leve, doce, sincero, ingênuo, talvez, mas com a malícia no lugar certo e na hora certa.

A sensação que sentimos é de estar flutuando, de estar num mundo menos violento e hostil.

A cena do choro de Noah ao ver Allie sendo segurada e medicada por causa da doença é de partir o coração ao ver a dor de um amado seu simplesmente sendo "acorrentado" ao não lembrar-se de você.

O filme é espetacular, além das imagens belíssimas - como a lagoa de patos - e da química inegável dos atores Ryan Gosling e Rachel McAdams.

Vale a pena!

2 comentários:

  1. Esse filme é lindo, mesmo... asim como o livro. Amo! :)

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,

    Com certeza!

    Eu AMODORO! :)

    Bjs.

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.