Gregor e a Segunda Profecia - Suzanne Collins


GREGOR E A SEGUNDA PROFECIA
SUZANNE COLLINS
Galera Record


Este livro (Gregor and the Prophecy of Bane, com 288 páginas) é o segundo volume da série infanto-juvenil “Gregor”.

Desde a aventura anterior, Gregor achou que tudo voltaria ao normal, mas sua família passa por momentos turbulentos, sejam emocionais, de saúde e financeiros. Ele sofre com a doença do pai, as noites insones da mãe, a confusão da avó e o medo de Lizzie.

Ele jurou nunca mais voltar a este mundo sombrio. Apesar de sua coragem, tinha medo de retornar e enfrentar o escárnio dos humanos, ratos, baratas e morcegos gigantes, mas isso foi mera ilusão, porque sua irmãzinha Boots foi sequestrada.


- (...). Olha, aconteceu uma coisa. Uma coisa ruim. Estou no Central Park, perto do lugar por onde subimos no verão, e as baratas, sabe, aquelas gigantes?, elas estiveram aqui e levaram boots. (...) e... eu tenho que ir lá para baixo agora!

Pág. 25

Com isso, acaba reencontrando os velhos amigos, que também estão passando por maus bocados como a rainha Luxa e
Ares, o morcego rebelde e selvagem, porque precisam de sua ajuda para elucidar a segunda profecia: a Profecia da Perdição de Bane, que é um misterioso rato branco gigante, astuto e forte. Segundo reza a lenda, ele é um flagelo do Subterrâneo, que aparecerá depois de séculos, unirá os ratos e criará um reino de terror, que pode causar a extinção de todos os habitantes.
(...)

O QUE PODERIA DEIXAR O GUERREIRO FRACO?

O QUE PROCURA CADA ARDENTE RATO?
APENAS UM FILHOTE QUE MAL FALA, NA VIDA
QUE MANTÉM A TERRA DE BAIXO ERGUIDA

MORRE O BEBÊ, MORRE SEU CORAÇÃO,
MORRE SUA MAIS ESSENCIAL PARTE E CONDIÇÃO.
MORRE A PAZ QUE COMANDA O VIVER.
ROEDORES POSSUEM SUA CHAVE PARA O PODER.

Pág. 42

Nessa aventura, Gregor descobre que tem um dom curioso, já que odeia lutar como também qualquer tipo de discussão, e aprende novas habilidades para inibir suas ações incontroláveis, mas precisa aprender a controlar este dom com vários treinamentos. Como se não bastasse tudo isso, está vulnerável porque enfrenta a possibilidade de perder um ente querido. Terá que fazer grandes escolhas que determinarão o futuro do Subterrâneo antes que ecloda uma guerra que aniquile a todos.

Por isso, também se alia a novos personagens que atravessarão em um barco o Caminho d’Água em busca de Bane, onde enfrentarão uma jornada repleta de lulas gigantes, ácaros, redemoinhos, serpentes e perigos mortais ocultos pelo caminho que resultarão em grandes perdas que mudarão a vida de todos drasticamente para sempre.

Um pesadelo pré-histórico se desenrolou diante deles. Meia dúzia de serpentes tinham emergido da superfície do poço, e Gregor teve o mau pressentimento de que mais delas estavam vindo. Os monstros estavam balançando as cabeças e caudas no ar, tentando derrubar o que quer que pudessem encontrar.

Pág. 183

No primeiro volume, conhecemos cada um dos personagens. Agora nos aprofundamos mais na história de Luxa, de Ares e na segunda profecia do fundador de Regália, que prediz uma vulnerabilidade com a morte de um bebê. Será realmente a feliz, pequena e desprotegida Boots? Vocês vão ficar boquiabertos quando descobrirem a verdade!

Agora Gregor terá que salvar a irmãzinha e os regalianos da Profecia da Perdição, antes que tudo se torne uma calamidade.

- (...). Eles precisam matar Boots antes que o rato branco seja morto. Apenas um dos dois poderá sobreviver.

Pág. 48

Depois de sofrer algumas perdas, será que dessa vez nossos amigos sairão ilesos e vitoriosos dessa aventura desvendando a segunda profecia?

Esta é a primeira série da autora que leio em um enredo que ao contrário do primeiro que principiou lento foi contagiante a cada página lida, com grandes reviravoltas no enredo.
Apesar das capas não me chamarem a atenção, ilustram exatamente este universo fantástico.
Fiquei encantada, dei boas risadas e tive emoções conflitantes acerca de alguns personagens, entre eles:

  • Boots: Conquistou-me, porque ela mal sabe falar, mas é uma garotinha fofa, amistosa e o humor do livro.
  • Twitchtip: Ratazana forte e astuta, que é uma pária por ter um dom inquietante. Sobreviveu por anos solitários na Terra Morta, onde passou por momentos turbulentos, desde que os ratos a expulsaram. Odeia a solidão!
  • Ripred: Rato sarcástico e com uma sabedoria única, mas que também exprime um lado generoso e compassivo.
  • Photos Glow-Glow e Zap: Dois vaga-lumes hilariantemente irritantes, resmungões, que choramingam e retrucam tudo.
  • Howard: Primo de Luxa. Educado, excêntrico e excelente guerreiro como o avô.
  • Stellovet: Irmã de Howard. Arrogante e maldosa. Quer ser uma princesa e deseja a morte das primas, Luxa e Nerissa, para assumir o trono. Ela é aquele tipo de pessoa que descobre seus piores segredos e usa contra você.
  • Nerissa: Irmã de Henry, que possui uma fragilidade e vulnerabilidade por conta de seu dom.
  • Vikus: Sábio, centrado, diplomático e inteligente.

Além de aprender muitas curiosidades a respeito dos voadores, rastejantes, roedores e das fiandeiras, agora aprendi sobre os brilhantes e as serpentes.

Emocionei-me como também ri em situações hilariantes com Boots, Ripred e Twitchtip que desanuviava os momentos tensos.

Não sei se estou mais sentimental, mas este volume conseguiu me arrancar lágrimas em diversos momentos, porque superou em muito o primeiro com mais aventuras e grandes lições de amizade, lealdade e esperança. Apaixonei-me ainda mais pelos personagens, especialmente o Ripred, a Boots e o Ares, porque a história aprofundou-se mais sobre este universo e os dramas de novos personagens asquerosos, mas, ao mesmo tempo, tão cativantes! Nunca pensei que ia dizer isso. [risos].

Ao aventurar-me nesta série, lembrei-me de "Harry Potter" e de "Percy Jackson & os Olimpianos" pelas aventuras e os ditos proféticos, apesar de serem distintas.

Além disso, o livro mostra várias lições, entre elas: a esperança é a última que morre. Não há nada mais forte e indestrutível do que um laço de amizade. Seja decidido e não deixe que os outros se aproveitem de você. Seja você mesmo!

A única exceção do livro é que a editora pecou em relação às capas, porque veio com um selinho vermelho impresso "DA AUTORA DE JOGOS VORAZES (Hunter Games)" nos dois primeiros volumes e como adesivo no terceiro volume. Achei que ficou horroroso, porque nunca gostei disso em capas. Segue a imagem ao lado digitalizada para vocês verem do que estou falando.

Esta série está me surpreendendo a cada volume lido!

SÉRIE GREGOR(THE UNDERLAND CHRONICLES)

1. Gregor, o Guerreiro da Superfície (Gregor The Overlander)
2. Gregor e a Segunda Profecia (Gregor and the Prophecy of Bane)
3. Gregor e a Profecia de Sangue (Gregor and the Curse of the Warmbloods)
4. Gregor e as Marcas Secretas (Gregor and the Marks of Secret)
5. Gregor and the Code of Cla
w

7 comentários:

  1. Carlinha, o terceiro também deixa coisa aberta?! Ai, vou ficar muito ansiosa pelo quarto \o/ hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanie.

    Fico feliz que tenha gostado. É maravilhoso mesmo, mas o terceiro conseguiu superar este. No final, fiquei com o coração na mão.

    Agora só aguardando mesmo o próximo lançamento.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Carlinha, você tinha mesmo razão *-* O segundo livro é maravilhoso (embora eu ainda prefira o primeiro e ainda sinta falta de uma maior descrição do mundo subterrâneo) e o final... bom, eu PRECISO ler o terceiro para ontem \o/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Danielle.

    Este livro superou em muito o primeiro e o terceiro conseguiu ser melhor que este. Quase surtei com o final.

    Apesar dos personagens serem asquerosos, eu estou encantada por eles, principalmente o Ripred, que é o humor negro do livro, cheio de sarcasmo! Adoro!

    Essa semana sai a resenha do terceiro volume.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ka.

    É porque você ainda não viu o terceiro! Quase tive um treco com o final e ansiando pelo quarto, que será lançado em agosto na Bienal.

    Adorando!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Essa segunda parte já parece melhor... se bem que realmente, a capa continua sem graça...
    Asqueroso mas cativante... hahaha... eita que complexo!!!
    Ansiosa para ler a terceira resenha... adorei esta tb!!! =)

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlinha!

    Estou ficando cm mais vontade de ler o livro!

    Para de fazer isso que eu não posso mais gastar hahaha

    Bjs!

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.