Para Sempre - Glaucia Santos

PARA SEMPRE
GLÁUCIA SANTOS
Baraúna


Este é o primeiro romance da autora que leio, com 358 páginas, que permeará a minha mente por muito tempo, porque a trama é contemporânea e ambientada na Carolina do Sul, na cidadezinha conservadora de Chilton, intercalando momentos atuais com flashbacks do passado onde os personagens Elizabeth e Justin trilharam um caminho árduo em nome do amor.
“Quando ele disse que era para sempre, ela acreditou e nunca perdeu a fé em seu amor.”

Juntos há mais de sessenta anos relembram as reminiscências de outrora, desde que se conheceram na infância narradas em um diário.

Desde os seis anos, estavam predestinados um ao outro. À primeira vista, sentiram-se como se já se conhecessem. Os laços de amizade vão se estreitando surgindo novos sentimentos onde descobrirão os mistérios e as descobertas alarmantes do primeiro amor enveredando pelo caminho da paixão.

“Aquele foi o nosso primeiro e glorioso beijo. Sentia meu corpo leve, flutuando em um estado completamente encantado com o toque, o gosto do sorvete, o prazer dos movimentos, o alvoroço das minhas borboletas.”

Pág. 64

Ela era tímida e carente de carinho e afeição. Com seu jeitinho meigo e cativante, ele tornou-se um anjo da guarda em sua vida desde o primeiro momento e tornaram-se amigos inseparáveis. Enquanto ele vinha de uma família tradicional, ela vinha de uma desestruturada.

Lizzy era pobre
e tratada com indiferença pelos pais que a culpavam pelos seus infortúnios, o que a magoava e sentia-se miserável por existir, mas devido a isso se tornou uma pessoa forte.
Sua mãe trabalhava para sustentá-la, porque seu pai era um bêbado, inconsequente e um quebra-galho, que tinha prazer em humilhá-las. Via em Vanessa, a mãe de Justin, uma segunda mãe, já que a sua era uma pessoa amargurada que escolheu o homem errado e pagou muito caro por isso. Mesmo assim tinha orgulho dela ser uma guerreira e vergonha do pai, que sempre a deixou inferiorizada.

Levava uma vida deprimida e infeliz, como também repleta de recriminações e vigilâncias. Sofria bullying na escola por levar uma vida simples e honesta, mas Justin nunca fez distinção de sua classe social por ser benevolente. Por isso, aprendeu muito com a família dele sobre o significado da religião e a ter fé, a perseverar no amor e acreditar no ser humano.


- (...). Sem fé as pessoas não conseguem persistir, porque não acreditam que vai dar certo. Só tenha fé em seu coração e acredite.

Pág. 26

Ao contrário dela, Justin teve uma educação primorosa e levava uma vida correta de acordo com os preceitos morais impostos pela sociedade.

Sempre foram cúmplices nas traquinagens, companheiros e amigos que se completavam em todos os sentidos, além de serem impulsivos.

Ele era um garotinho valente que a protegeu de tudo e de todos. Os dois são encantadores com sua meiguice e ingenuidade em meio a essa doce descoberta do amor, porque possuem uma mente fértil e fantasiosa acerca do futuro. Devido às circunstâncias do destino são separados por uma década, onde Lizzy acaba adoecendo de saudade porque sem Justin sua vida perde todo o sentido.

A ideia de perder Justin era por demais dolorosa. E se? E se? Se o para sempre não fosse como nos contos de fada? Se meu príncipe virasse sapo? Se ele encontrasse outra princesa? Se fosse embora? Se não me amasse mais?

Pág. 66

Um dia, uma grande reviravolta muda irremediavelmente o curso de suas vidas para sempre.

- Amo-a tanto que chega a me doer. Achei que nunca mais a veria e a vida não tinha graça, luz e nada fazia muito sentido. Eu apenas seguia, dia após dia, empurrando a vida como dava.

Pág. 207

Eles amavam-se incondicionalmente, mas a imagem de outrora não condizia com a realidade. Apesar de serem racionais e sensatos, algumas decisões imaturas afetarão drasticamente suas vidas.

Em meio às decisões, escolhas, mágoas, descobertas, crescimento, autoconhecimento e amadurecimento, será que o amor, presente em cada página, sobreviverá a brigas, ciúmes, traições e rompimentos?

- Nunca mais dirija a palavra! Entendeu! Você não sabe nada da minha vida! (...). Se estou aqui, é porque sou uma vencedora. Eu trabalho muito para conseguir sobreviver. Você não faz ideia do que é dormir sem ter o que comer, de não ter dinheiro para lavar as roupas e de não poder se dar ao luxo de comprar um doce de vez em quando. Você é mais um filhinho de papai de merda, que vive à custa de mesada e fica desfilando com carro de luxo, esbanjando o dinheiro dos seus pais.

Pág. 121

O livro foi inspirado na música “Por Enquanto”, interpretada pela Cássia Eller, e no romance “Diário de uma Paixão”, do Nicholas Sparks, no momento atual, cuja narrativa é em primeira pessoa sob a perspectiva de Lizzy.

O enredo é clichê e previsível, mas desde o princípio sabemos qual o desfecho, o que não é nenhuma surpresa, porque esta era a intenção da autora por não querer dar falsas esperanças ao leitor, mas mesmo assim torcemos pelo final feliz do casal, que amadurecem juntos em meio aos percalços do destino enfrentando todas as adversidades.

A capa ficou sensacional e reflete exatamente o romance do livro. A diagramação está ótima, mas infelizmente a revisão deixou a desejar e muito com evidentes erros gramaticais, ortográficos e tipográficos, que poderiam ser evitados com um bom trabalho de revisão! Lamentei demais, porque o enredo é sensacional e este fato acabou prejudicando a história, mas quero deixar claro que a autora já estava ciente disso e pedirá uma nova revisão.

Glaucia escreve de forma clara e singela, o que torna a narrativa agradável e envolvente desde o princípio, onde você visualiza cada momento dramático, tenso, terno, divertido e comovente de forma tão vívida o que torna tudo muito real e, ao mesmo tempo, pungente. Até agora o enredo, intercalado no passado e no presente, permeia minha mente, porque conseguiu me emocionar em todos os sentidos, porque não têm como você não se identificar com os dramas familiares e as situações vividas pelos personagens que tem um jeito peculiar de ser.

Lizzy era muito insegura e vivia perdendo o controle por causa de Justin. O que me enervou em vários momentos, onde tive vontade de dar umas sacudidas nela, era que mesmo revoltada se rendia aos seus encantos e cedia facilmente às atitudes levianas perdoando-o como se nada tivesse acontecido. (Mesmo com seu charme, eu resistiria bravamente! Se vocês vissem minha reação quando a via chorando pelos cantos... Queria matar o Justin! Ele conseguiu me tirar do sério!) Mesmo amando uma pessoa, nós temos que impor limites e respeito! Apesar de alguns momentos de infantilidade e imaturidade, felizmente, vemos o crescimento dos personagens.

Apesar da insegurança, ela sempre foi uma pessoa forte, corajosa e perseverante em busca dos seus sonhos. Passou por tantas dificuldades que por diversas vezes teve sua fé abalada, já que se machucou muito por se sentir frustrada, vazia, fragilizada e desprotegida, sem forças para lutar. Mesmo assim sente nostalgia dos momentos que viveu.

“Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi.”

Pág. 354

Jony era uma criança precoce, inteligente, amável, extrovertida e esperta, negligenciada pelos pais que mimam e sufocam Justin, que sempre teve o que quis. Independente para a idade, ele é tão espontâneo que acaba sendo o humor do livro que desanuvia os momentos tensos, já que sempre chocou para chamar a atenção do pai intolerante e intransigente. No fundo, era alguém que ansiava por carinho e proteção.

Melissa era irritante, persuasiva, dissimulada, superficial e persistente. Manipuladora e cruel. Teve momentos em que queria trucidá-la, porque infernizou a vida deles. Pobre, Lizzy! Nesses momentos, lembrei-me das novelas mexicanas onde as mocinhas sofriam horrores antes de serem felizes.

O livro aborda muitas questões familiares importantes, falta de diálogo, rupturas, escolha profissional, gravidez na adolescência, adoção, bullying, violência doméstica, alcoolismo, além da obstinação e os valores familiares em várias passagens da infância até a velhice, como também mostra lições de amor, perdão, perseverança e fé.

Você tem que amar, perdoar e ser perdoado quando ainda há vida. Não deixar o orgulho, ressentimento e crises familiares impedirem de fazer isso é o mais importante. Um dia seus pais e seus irmãos não estarão mais lá e o arrependimento vai lhe acompanhar pelo resto da vida.

Pág. 276

Digo a vocês que a vida é curta! Viva intensamente cada instante como se fosse o último!

Como viram, tive um turbilhão de emoções ao longo da leitura, porque é um romance para se devorar aos poucos curtindo cada passagem da vida dos personagens. Se você é fã do Nicholas Sparks, já sabe o que esperar desse enredo nacional maravilhoso que me arrancou muitas lágrimas. Recomendo!

Saiba mais sobre a autora e suas obras:


Para Sempre: Site | Onde adquirir | Skoob | Twitter

14 comentários:

  1. Tenha fé Glaucia, tudo vai se ajeitar, não deixe que esse problema da revisão tire seu prazer pela escrita, precisamos de vcs, autores nacionais para mostrar do que somos capazes.
    Beijão e aguarde, breve teremos resenhas de Para Sempre Lá no SR também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leninha.

      Concordo plenamente com você!

      Já disse exatamente isso outro dia para a Glaucia não desistir, porque tantos autores já passaram por isso e hoje estão aí prosperando e felizes por terem seus sonhos concretizados.

      Ansiosa para saber sua opinião, mas como te conheço, sei que vai amar, porque é o seu estilo de livro. ^^

      Beijos.

      Excluir
  2. Linda resenha Carlinha, como sempre você consegue passar o melhor do livro em adjetivos sutis, sem nos tirar a vontade de ler, pelo contrário, aumenta essa vontade.
    Tenho "Para sempre" aqui entre os livros nacionais para serem lidos, lerei em breve e com certeza vou ignorar os erros e me ater ao enrede, que é realmente o que interessa, visto que errar é humano. E que nem foi culpa da Glaucia, não é verdade?!
    Já amei o livro desde a capa, o mote é imperdível e avontade de ler logo só aumentou.
    Beijos mil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lena.

      Obrigada pelas palavras carinhosas.

      Assim como você, a sinopse me encantou à primeira vista e a capa foi um deleite para os nossos olhos. E foi mais um livro que me surpreendi pela sutileza com que a Glaucia expôs sua emoção em cada página.

      Como deixei bem claro na resenha, o enredo é sensacional! Para os fãs de novelas mexicanas, do Sparks ou de um bom romance, este livro é um prato cheio! Vale a pena ser lido, com certeza!

      Quanto aos erros, você disse tudo! Mas isso se resolverá, pode ficar tranquila. ^^

      Não vejo a hora de você lê-lo para trocarmos figurinhas. Acho que terá a mesma reação que eu tive em relação aos protagonistas.

      Beijos.

      Excluir
  3. Carla, amore, tenho muitas coisas para escrever, então fica difícil de começar.
    Estava tomando banho e quando fui me deitar peguei o celular. Assim que vi as mensagens, fui correndo ler para ver do que se tratava. Quando vi que havia resenha, abri imediatamente para ler. O que posso dizer? Estou chorando de emoção. Essa resenha ficou simplesmente LINDA!!


    Titio Sparks é um mestre para mim. Quando penso em um autor, ele é o primeiro que me vem a cabeça. Chorei de soluçar no ônibus, com todos me achando louca, quando terminei diários de uma paixão. A ideia da fanfic já existia, mas acabou de misturando um pouco com os idosos lindos. Comecei a trabalhar por algum tempo e quando decidi que queria fazer algo para publicar, Para Sempre veio em minha mente como em um sonho. A história foi se moldando no decorrer dos capítulos e no final ficou linda!


    Tenho uma boa veia dramática para a escrita. Quem já leu algumas das minhas fanfics sabe que não tenho medo de arriscar. Se tem uma coisa que faço é seguir os meus instintos. Foi assim que arranquei muitas lágrimas das minhas leitoras fieis durantes esses anos. E espero, se Deus me permitir, continuar fazendo. Amo quando consigo reações expressivas dos leitores. Acho que são muitas novelas mexicanas. Cresci vendo as mocinhas sofrendo com os vilões, derramando rios de lágrimas, e assim acabei ficando um pouco emotiva na escrita.


    Minha escrita é um pouco agressiva e hot, para quem me conhece. Contudo, para esse livro, resolvi fazer uma abordagem bem suave e sutil. Até tive medo de exagerar em alguns momentos, pois queria passar uma mensagem boa. Acho que os livros precisam necessariamente deixar alguma lição para o seu leitor. Foi com esse pensamento que criei os dramas familiares no livro, fazendo as personagens amadurecerem no decorrer dele. Espero realmente que cada leitor seja alcançado por essa mensagem e tire muito proveito dela. Não temos nada nessa vida, além da família, dos nossos valores e caráter. Isso eu aprendi desde muito cedo e tentei passar nesse livro. Não devemos deixar para manhã o que podemos fazer hoje, principalmente se for para pedir perdão e ser perdoado. A mágoa não leva a nada, só cria feridas intensas no coração.


    O livro possui muitos erros de revisão sim.Estou bem triste com isso para dizer a verdade. Nem consigo escrever no meu momento atual por causa desse aborrecimento. Já encaminhei email para a editora hoje, solicitando nova revisão e espero que resolvam logo esse problema.


    Gostaria de agradecer imensamente pelo carinho. Tenha em mim sempre uma boa amiga. Sinta-se beijava nesse momento.


    Obrigada de coração!


    bjs no core




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glaucia.

      Fico muito feliz que consegui captar a essência do livro nessa resenha, mas foi exatamente como me senti lendo-o.

      Você conseguiu transmitir cada sentimento e emoção através dos personagens e não tem como o leitor não se identificar e vivenciar cada alegria e tristeza vívidas por eles.

      Você consegiu me emocionar com seu extenso comentário e deixar o leitor, que ainda não leu, a par de como tudo começou.

      Quanto aos erros de revisão, já te falei e repito novamente, isso se resolverá, porque sei o quanto você é persistente, batalhadora e ama o que faz!

      Não desista do seu dom. Continue escrevendo e trazendo alegrias a seus leitores.

      Sucesso pra você e sabe que pode contar com o meu apoio.

      Beijos.


      Excluir
  4. Oi, Carla.

    Gostaria de parabenizá-la pela iniciativa de abrir o seu blog para os escritores nacionais. Estamos precisamos de blogueiras assim nesse mundinho virtual.



    Como sempre, a resenha foi cuidadosa e realista! Não preciso nem dizer que apenas serviu de combustível para em breve eu também ter o meu livrinho na mão.

    Parabéns também para a Gláucia Santos.

    Beijocas :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jane.

      Agradeço suas palavras.

      Sempre apoiei a literatura nacional, porque desde pequena sempre gostei de ler, sem fazer distinção entre os gêneros por ser muito eclética.

      Através do mundo da leitura, conheci ótimas histórias nacionais que não ficam atrás e superam em muito os autores estrangeiros.

      São tantos autores ótimos no mercado que, se eu citar todos, o comentário ficará enorme. [risos].

      Fico feliz que tenha gostado da minha resenha. Fiz o possível para captar a essência do livro sem soltar SPOILERS, que detesto! ^^

      Sabe que pode contar com o meu apoio também.

      Beijos.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi, Gisele.

      Este livro é maravilhoso!
      Vale a pena ler.

      Excluir
  6. É isso que dá ter uma lista enorme rsrs. Você sabe que esse livro está na minha lista faz tempo, mas ainda não consegui ;)

    Até o próximo post ;)
    Lu - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  7. A capa é linda e o enredo parece bacana :)

    ResponderExcluir
  8. Estou apaixonada.
    Preciso ler esse livro, ele é perfeito.
    Não há como não se apaixonar por uma história que tem como fundo uma história do Nicholas Sparks e uma música da Cássia Eller.
    Estou ansiosa por essa leitura, preciso ter esse livro.

    http://grilsandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gláucia, nunca li um livro tão lindo!
    Não queria parar de lê-lo, e quando acobou.... aaah! Queria que não acabasse mais hahaha
    Apaixonante! Chorei tanto! Me iludi bastante rsrs'
    No final do livro, diz que talvez você publique mais um livro!!! Fiquei ansiosa, e peço que publique SIM! Vou ler com muito prazer!! Você é muito criativa e que você continue assim... Inspirada!
    "PARA SEMPRE" indico a qualquer adolescente romântica !!!

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.