O Ladrão de Raios - Rick Riordan

O LADRÃO DE RAIOS
RICK RIORDAN
Este é o primeiro volume da série Percy Jackson & os Olimpianos, com 400 páginas, cujo original em inglês intitulado The Lightning Thief, é um livro infanto-juvenil que usa conceitos da mitologia grega, abordando a história dos Três Grandes, com a nossa atualidade, repleto de aventuras, humor e mistério.

Nunca vi uma pessoa tão sem sorte quanto Percy Jackson, porque Murphy vive perseguindo-o incansavelmente. Era muito apegado à mãe, uma mulher generosa, batalhadora e que sonhava ser escritora, mas devido às circunstâncias do destino, era uma heroína porque o criou sozinha, trabalhava fora para sustentar a casa, porque seu pai, que era rico e influente, o abandonou quando era bebê e sumiu no mundo. Por isso, Percy guarda tanta mágoa, rancor e ressentimento do pai que não conheceu, apesar de se lembrar da sensação do seu sorriso caloroso. Não aguenta mais ver a mãe sofrendo abusos e maus-tratos nas mãos de Gabe, o atual marido, um gerente de supermercado, repulsivo, folgado, bêbado e jogador de pôquer. Mas ela não se deixa dominar por conta da sua rebeldia.

Aos doze anos de idade, Percy está para ser expulso pela sexta vez do internato particular para crianças problemáticas em que vive na cidade de Nova York, depois de uma excursão. Para piorar ainda mais a situação, seu professor de latim espera muito dele, porque era hiperativo, impertinente, disléxico e sofria do transtorno de déficit de atenção. Como se não bastasse começa a sofrer ameaças de monstros horripilantes e deuses do Monte Olimpo, que estão muito aborrecidos colocando a vida da sua família e a de seus amigos em risco.

Ela não era humana. Era uma bruxa má e enrugada, com asas e garras de morcego e com uma boca repleta de presas amareladas – e estava prestes a me fazer em pedaços.

Pág. 20

Enquanto pode, sua mãe sempre o protegeu por amá-lo demais, mas agora precisa mantê-lo em segurança, porque grandes forças estão em ação na sua vida, porque ele era impertinente, imprevisível, impulsivo, inconstante e com sentidos aprimorados. Na verdade, o que ele não entende e desconhece é que é um semideus ou meio-sangue, fruto de uma relação com uma humana e um deus grego poderoso.

Depois de muitos mistérios e situações inexplicavelmente perigosas, ele acaba indo parar no Acampamento Meio-Sangue, um acampamento de verão e campo de treinamento para futuros heróis semideuses, onde sem alternativas é encarregado de uma grande missão, cujo intuito é resgatar o raio-mestre de Zeus e descobrir a identidade do verdadeiro ladrão de raios.

E, se não for devolvido até o solstício de verão, vai haver problemas.

Pág. 107

Com a ajuda de Grover (um sátiro), e de Annabeth (filha de Atena, a deusa da sabedoria e da guerra) tem apenas dez dias para resolver este enigma e recuperar o objeto, encarar o súbito desaparecimento da mãe, um padrasto detestável e oportunista, o abandono do pai, uma horda de criaturas fantásticas e a fúria dos deuses.

Sabia que os campistas mais velhos e os conselheiros me observavam, tentando concluir quem era meu pai, mas não estava sendo fácil para eles.

Tentei não pensar demais na minha mãe, mas ficava matutando: se deuses e monstros eram reais, se todas aquelas coisas mágicas eram possíveis, certamente haveria algum jeito de salvá-la, de trazê-la de volta...

Pág. 116

Para isso, consulta o Oráculo, que solta a seguinte profecia:

Você irá para o oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.
Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.
Você será traído por aquele que o chama de amigo.
E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa.

Pág. 149

Em meio ao céu, terra, mar e Mundo Inferior, sem a supervisão de um adulto e sem um plano B, nossos amigos viverão grandes aventuras arriscando suas vidas combatendo monstros e enfrentando os deuses, entre eles: Ares, Zeus, Medusa, Quimera, Cérbero além de muitas reviravoltas, porque dois deuses estão lutando por algo que foi roubado e esta está sendo sua pior disputa em séculos. Se Percy não recuperá-lo, haverá uma guerra cataclísmica e sangrenta que abalará a civilização ocidental.

Tive a sensação de que estava deixando de notar alguma informação simples e crucial. (...). Quanto mais eu pensava sobre a minha missão, mais certeza tinha de que confrontar (...) não era a verdadeira resposta. Havia algo mais acontecendo, algo ainda mais perigoso.

(...). O fato era que havia muitos fatores desconhecidos. Era como estudar loucamente para uma prova sem saber qual é o assunto. (...).

Pág. 277

Sairão ilesos e vencedores nesta batalha? A profecia se cumprirá? Descobrirá quem é seu verdaeiro pai e o perdoará? Só lendo mesmo para saber.

Gostei muito de Annabeth, que era inteligente, divertida, astuta, perspicaz e, ao mesmo tempo, intimidante; e da desdenhosa Clarisse, filha de Ares, o deus da guerra.

O final foi surpreendente e arrebatador.

Fui aventurar-me neste universo através do guia “Os Arquivos do Semideus” juntamente com o quinto e último volume da série “O Último Olimpiano” e, como não podia deixar de ser, acabei apaixonando-me por toda essa turminha. Finalmente, estou conferindo como tudo principiou.

Para quem leu a série ou quer matar as saudades dos personagens confiram a série “Os Heróis do Olimpo” onde o enredo continua de onde encerrou o desfecho da saga de Percy Jackson, onde veremos alguns de nossos amigos e uma nova história com novos heróis do Acampamento Meio-Sangue.

Série Percy Jackson & Os Olimpianos
(Percy Jackson & The Olympians)

1. O Ladrão de Raios (The Lightning Thief)
2. O Mar de Monstros (The Sea of Monsters)
3. A Maldição do Titã (The Titan's Curse)
4. A Batalha do Labirinto (The Battle of the Labyrinth)
5. O Último Olimpiano (The Last Olympian)

Livros associados:

1. Os Arquivos do Semideus (The Demigod Files)
2. Demigods and Monsters - Ainda não lançado no Brasil
3. The Ultimate Guide - Ainda não lançado no Brasil

No Brasil, a Editora Intrínseca é a responsável pela publicação dos livros no país.

Saiba mais:

- No hotsite da série no Brasil, aqui.
- No site oficial do autor Rick Riordan, aqui.

Se você é fã de Harry Potter, vai se encantar com o universo de Percy Jackson & Os Olimpianos, que está mais do que recomendado!

6 comentários:

  1. Adoro a série...
    E já vou começar a ler Os heróis do Olimpo!
    Super indico a série, principalmente para quem gostava das aulas de mitologia grega!
    Para quem não gosta, é uma forma legal de aprender!
    bjo!

    ResponderExcluir
  2. Já li e amei, como também a série "Os Heróis do Olimpo", que estou doida pela continuação. ^^

    ResponderExcluir
  3. A outra série que se passa no egito tb é mtuuu boa. As Cronicas dos Kane.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol.

    Sempre gostei desse gênero por ser uma leitura relaxante depois de ler tanto drama. [risos].

    Antes de conhecer Percy, eu conheci a saga do Harry Potter desde que foi lançada aqui no país e, quando terminou, tive o mesmo sentimento que você em relação a série do Percy.

    Infelizmente, conheci o Percy pelo último livro da saga e em outros livros do autor e fiquei encantada por essa turminha. Adoro!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5.  Oi, Danielle.

    Nem se compara! No livro, a história é fascinante e os personagens cativantes.
    Leia que você vai amar!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Carlinhaaaa,

    Eu adoro Percy Jackson!! Se tivesse paciência e tempo leria a série de novo. Gostei tanto, tanto que senti uma falta danada qdo acabou. Ah, eu sempre me achava filha de algum deus quando lia os livros. Que bom ver vc lendo Infanto-Juvenil! :)

    beijinhos

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.