Saga "Crepúsculo" :. Stephenie Meyer

SAGA "CREPÚSCULO"
~ Stephenie Meyer ~

Crepúsculo ('Twilight', em inglês) é uma série de livros de histórias de fantasia, romance, sobrenatural e terror sobre vampiros, escrita por Stephenie Meyer.

Estreia literária da americana Stephenie Meyer, a série Crepúsculo conquistou uma legião de fãs com a história da paixão entre a jovem Bella Swan e o vampiro Edward Cullen, e resgatou o fascínio que esses seres fantásticos são capazes de despertar. A saga de amor e perigo se desdobra em quatro livros: Crepúsculo, que desafiou a imaginação dos leitores com o universo fantástico criado por Meyer; Lua Nova, em que os laços entre Bella e Edward são postos à prova e ela, solitária, se aproxima do amigo Jacob, um lobisomem; Eclipse, que põe vampiros e lobisomens, inimigos mortais, lado a lado, numa proximidade arriscada, e Amanhecer, que dá à saga um desfecho de tirar o fôlego.

Para quem ainda não sabe, a série foi concebida num sonho de Stephenie Meyer, em junho de 2003:

"Uma jovem falava com um homem lindo numa campina ensolarada. Ele era um vampiro. Eles estavam apaixonados e ele dizia como era difícil evitar matá-la".

A saga até poderia ser uma história comum, se não fosse por um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro. Assim, soma-se à paixão um perigo sobrenatural temperado com muito suspense, e com isso resulta-se numa leitura de tirar o fôlego. Um romance repleto das angústias e incertezas da juventude - o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto e todos os medos.

Nesse universo fantástico, os personagens - humanos ou não - se mostram de tal forma familiares em seus dilemas e comportamentos que o sobrenatural parece real. A autora torna perfeitamente plausível - e irresistível - a paixão de Bella, uma garota de 17 anos, por Edward, um vampiro encantador.

No Brasil, a série se intitula Crepúsculo e a editora Intrínseca é a responsável pelos livros no país. No site da editora tem um especial sobre a série. Para acessar, clique aqui.

A saga Crepúsculo (The Twilight Saga) é composta por quatro livros:

(Para ler as minhas resenhas, clique no título do livro em português.)

1. Crepúsculo (Twilight)
2. Lua Nova (New Moon)
3. Eclipse (Eclipse)
3.1. A Breve Segunda Vida de Bree Tanner (The Short Second Life Bree Tanner)
4. Amanhecer (Breaking Dawn)

Há outros dois livros, não publicados, que podem fazem parte da saga:

~
Midnight Sun: Versão de Crepúsculo sob o ponto de vista de Edward Cullen;
~
Forever Dawn: Livro que foi substituído por Lua Nova e Eclipse como continuação de Crepúsculo.

Essencialmente, a saga é contada sob o ponto de vista de Bella, exceto o epílogo de Eclipse e um terço de Breaking Dawn, que é narrado por Jacob Black.

A saga conta as aventuras de Isabella Swan, carinhosamente chamada de Bella, uma adolescente que se muda de Phoenix para Forks, em Washington, experimentando um mundo totalmente novo para si, ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen.

É uma grande surpresa se compararmos Crepúsculo com livros sobrenaturais publicados anteriormente - Anne Rice, André Vianco, etc. -, porque os vampiros protagonistas dessa saga, os Cullens, além de serem lindos de morrer, eles têm super poderes, são generosos, inteligentes, ricos, altruístas, decentes e, como eles mesmos dizem, "vegetarianos", porque eles sobrevivem à caça de animais. Mas, como em toda história, há o lado entre o bem e o mal, também tem os vampiros maus, os nômades e os Volturi, que são sedentos de sangue humano.

A mortal Bella e o imortal Edward são o principal foco da saga, onde você acaba se rendendo ao encanto da paixão e do romance dos dois e fica sonhando e suspirando acordada... Eles são duas almas gêmeas, cujo amor impossível transcende todas as barreiras rumo à eternidade.

A série se tornou uma febre mundial ao vender mais de cinco milhões de exemplares. Mais tarde, a saga tornou-se m fenômeno global, com mais de 85 milhões de exemplares vendidos.

Não é por menos que já estão comparando o seu sucesso ao outro fenômeno mundial: "Harry Potter"! Mas na minha singela opinião, as duas séries são completamente diferentes em sua história, em seu universo e essência! Apesar de ter amado "Crepúsculo", acho a saga do bruxinho infinitamente melhor, porque o universo de Harry Potter é muito mais rico, consistente e fascinante!

Os 4 livros que compõem a saga de amor entre a jovem Bella Swan e o vampiro Edward Cullen -
Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer - venderam nos 43 países em que foram publicados, mais de 85 milhões de exemplares.

No Brasil, os três primeiros livros (até Jun/09) somaram mais de 1,5 de cópias comercializadas.

A saga fez tanto sucesso, que saiu das páginas para as telas do cinema. Com direitos vendidos para 32 países e para o cinema,
Crepúsculo, a história de amor entre uma mortal e um vampiro, ganhou as telas em 2008, em filme assinado pelos produtores de "O Diabo Veste Prada", estrelado por Robert Pattinson (Edward), Kristen Stewart (Bella), Taylor Lautner (Jacob) sob a direção de Catherine Hardwicke.

Baseado no segundo livro da saga
Lua Nova, em 20/11/2009, sob a direção de Chris Weitz, estreiou o filme A Saga Crepúsculo: Lua Nova e foi um sucesso estrondoso!

Baseado no terceiro livro da saga
Eclipse, em 30/06/2010, sob a direção de David Slade, estreia o filme A Saga Crepúsculo: Eclipse.

Já está confirmado que em outubro a dezembro de 2010, começam as filmagens do filme, que será dividido em duas partes, baseado no último livro da saga:
Amanhecer. As duas partes serão dirigidas por Bill Condon. Vamos aguardar!

A AUTORA

STEPHENIE MEYER

Stephenie Meyer (nascida com o sobrenome Morgan, em 24/12/1973) é uma autora estadunidense, conhecida pelos bestsellers da série "
Crepúsculo", que gira em torno da relação entre a jovem humana Bella Swan e o vampiro Edward Cullen.

Stephenie Meyer formou-se em literatura inglesa na Brigham Young University. Em 2005, com o lançamento da série 'Crepúsculo', foi apontada pelos livreiros americanos como “a mais promissora autora estreante” do país. Com a repercussão da série foi considerada, em edição especial da revista Time, uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Também é autora de
A Hospedeira e A Breve Segunda Vida de Bree Tanner. A autora mora com o marido e os três filhos em Glendale, no Arizona.

Para saber mais sobre a autora, acesse o seu site oficial: http://www.stepheniemeyer.com/

Os livros da série
Crepúsculo já venderam mais de 85 milhões de cópias em todo o mundo, com traduções em diversas línguas diferentes.

A adaptação cinematográfica de
Crepúsculo foi lançado nos Estados Unidos em 21/11/2008, no Brasil seu lançamento foi em 19/12/2008.

Stephenie Meyer também é autora do romance de ficção científica,
A Hospedeira, um outro bestseller, também publicado aqui pela editora Intrínseca. E, devido ao sucesso, logo veremos nas telinhas do cinema! Vamos aguardar!

6 comentários:

  1. Olá!
    Eu fiquei encantada por Crepúsculo e totalmente gamada por Edward Cullen (quem não ficou?). Mas a autora perdeu totalmente a mão nos outros livros, e eu vi a história desandar e se arrastar de um jeito triste até. Realmente não dá para comparar com Harry Potter, infinitamente superior em riqueza de trama, de escrita e do próprio universo explorado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto dessa saga, mas depois que começei a ler outras estórias de vampiros, percebi que essa não é a melhor, às vezes penso que é só mais uma estória de amor, que é linda, não posso negar.

    ResponderExcluir
  3. não li, e nem pretendo. Já ouvi bons comentários e alguns ruins, mas acho que eu não vou gostar...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ale.

    Concordo com tudo o que você disse!

    Até comentei um pouco sobre isso no post seguinte.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Dandra,

    Concordo com você!

    Preciso ler urgentemente, "Academia de Vampiros" e "Sookie Stackhouse"! :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lariane.

    Seria até bom arriscar, quem sabe você goste, apesar das opinões contrárias. :D

    Beijos.

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.