Amanhecer :. Stephenie Meyer



AMANHECER
STEPHENIE MEYER

Título original - Breaking Dawn
Título em espanhol - Amanecer

QUARTO VOLUME DA
SÉRIE 'CREPÚSCULO'

"QUANDO SE AMA AQUELE QUE VAI MATÁ-LA, NÃO RESTAM ALTERNATIVAS. Como se pode correr, como se pode lutar, quando essa atitude magoaria o amado? Se sua vida é tudo o que você tem para dar ao amado, como não dá-la?"

Estar irrevogalvemente apaixonada por um vampiro é tanto uma fantasia como um pesadelo, costurados em uma perigosa realidade para Bella Swan. Empurrada em uma direção por sua intensa paixão por Edward Cullen, e em outra por sua profunda ligação com o lobisomem Jacob Black, ela resistiu a um tumultuado ano de tentação, perda e conflito até o momento da decisão definitiva. O momento da escolha entre ser parte do obscuro, mas sedutor, mundo dos imortais e permancer vivendo como humana é o marco que poderá mudar o destino dos clãs de vampiros e de lobisomens.

Agora que Bella tomou sua decisão, uma assustadora correntes de acontecimentos sem precedentes está para se desdobrar, com consequências desvatadoras. Quando as feridas parecem prontas para ser cicatrizadas, e os desgastantes confrontos da vida de Bella, resolvidos, isso pode significar a destruição. Para todos. Para sempre.

Assombroso e de tirar o fôlego, Amanhecer, a aguardada conclusão da saga Crepúsculo, esclarece os mistérios e os segredos desse épico romântico.

Clique aqui e leia o primeiro capítulo, publicado no site da editora Intrínseca.

Site oficial do livro no Brasil: http://www.intrinseca.com.br/crepusculo



O FILME

THE TWILIGHT SAGA:BREAKING DAWN

A série fez tanto sucesso que saiu das páginas para as telas pelo estúdio Summit Entertainment.

A continuação da história de amor entre uma mortal e um vampiro, será filmada em duas partes, de outubro a dezembro desse ano, sob a direção de Bill Condon.

♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸¸.•♥´¨´♥•.¸¸.•♥•.¸.•♥
Recomendo!

Para mais informações sobre a saga Crepúsculo
e sobre a autora Stephenie Meyer, clique aqui.

Confesso que fiquei muito triste com o final da saga, pois esperava mais.

Tudo começou quando eu peguei Crepúsculo, o primeiro livro, para ler, simplesmente porque vários amigos gostavam e falavam da série. Por isso, fiquei interessada em conferir. Tudo isso, muito antes de virar febre mundial. A partir daí, fui lendo Lua Nova, Eclipse e, finalmente, concluí a leitura da série com Amanhecer.

E garanto que apesar de ser focada para o público juvenil, muitos adultos que gostam de histórias de ficção e fantasia irão se apaixonar pelos livros dessa série apaixonante e fascinante. Tenho certeza absoluta!!! ;)

Primeiramente, quero ressaltar que amei a capa do livro! Achei maravilhosa!

Segundo a autora, o título refere-se ao início da vida de Bella como vampira e a capa é uma metáfora da progressão de Bella durante toda a saga. Ela começou como a mais fraca peça de xadrez no tabuleiro (pelo menos fisicamente, se comparada com os vampiros e lobisomens): o peão. Ela acaba como a mais forte: a rainha. No final, é a Bella que faz com que os Cullen ganhem.

No decorrer da leitura, achei esse trechinho muito interessante, porque muitas vezes esquecia que ele era um vampiro e imaginava como uma pessoa completamente normal (risos):

Às vezes era fácil demais esquecer que eu estava beijando um vampiro. Não porque ele parecesse comum ou humano – eu jamais, nem por um segundo, poderia esquecer que tinha em meus braços alguém mais anjo do que homem –, mas porque ele fazia parecer que nada era igual a ter seus lábios nos meus, no meu rosto, no meu pescoço. Ele afirmava que já tinha superado havia muito a tentação que meu sangue exercia sobre ele, que a ideia de me perder o curara de qualquer desejo do sangue. Mas eu sabia que o cheiro do meu sangue ainda lhe causava dor, ainda queimava sua garganta como se ele estivesse inalando chamas.

Amei o pedido ao Charlie, os preparativos matrimoniais e o local paradisíaco da lua-de-mel, na Ilha de Esme. Enfim, foi um dos momentos mais legais e mágicos da primeira parte do livro. Deixo um trechinho, só para vocês curtirem um pouquinho:

"- Não tenha medo – murmurei. - Nós pertencemos um ao outro. De repente fui dominada pela verdade de minhas palavras. Aquele momento era tão perfeito, tão certo, que não havia dúvidas. Seus braços me envolveram, apertando-me contra ele, verão e inverno. Eu tinha a sensação de que cada terminação nervosa do meu corpo era um fio desencapado. - Para sempre – concordou ele, depois me levou com delicadeza para águas mais profundas. "

Adorei um dos momentos mais esperado no final do livro, o momento Bella e Edward, olho-no-olho, mas esperei mais emoção nessa cena, que tinha tudo para ser a mais linda! Deixo um trechinho abaixo:

Pus as mãos dos dois lados de seu rosto e fechei os olhos, concentrada. (...) - Bella! - Edward sussurrou, em choque. (...) ... a primeira vez em que vira o rosto dele... o que senti quando ele me segurou na campina... o som de sua voz na escuridão de minha consciência vacilante, quando ele me salvara de James... seu rosto enquanto me esperava sob o dossel de flores no dia do nosso casamento... cada momento precioso na ilha... suas mãos frias tocando nosso bebê através da minha pele... E as lembranças agudas, perfeitamente recordadas: seu rosto quando eu abrira os olhos para minha nova vida, para o interminável amanhecer da imortalidade... aquele primeiro beijo... aquela primeira noite... (...)

Adoro histórias de fantasia e ficção, mas, como vocês já viram nos posts anteriores, eu adorei a série, mas acho que a autora perdeu um pouco o rumo da história em alguns livros, especialmente em Amanhecer, que não superou as minhas expectativas! Achei que ficou algumas pontas soltas no enredo e a história de alguns personagens ficaram sem explicação... enfim, torço para que um dia seja lançado outro livro, continuando a história, mas com Jacob e Renesmee ou com algum outro personagem interessante.

Amei a história e seu desfecho, mas acho que teve alguns pontos "absurdos" no decorrer da narrativa e geograficamente também, mas isso também deve-se ao fato de ser, como já citei acima, uma história de fantasia, por isso, até acabei relevando. Tirando esse fato, achei o livro ótimo e surpreendi-me com a reviravolta da história que mudou o destino dos personagens.

Não é porque sou fã da saga Crepúsculo que devo apreciar tudo, pois tem algumas coisas das quais não gostei. Como vocês devem saber, Amanhecer é dividido em três partes., sendo que a primeira e a terceira são narradas por Bella e a segunda por Jacob.

Citarei alguns fatos que amei e desgostei:

- Amei a primeira parte do livro, que é muito linda, fofa, romântica e, divertida, também!
- Achei fabulosa a parte do Jacob. Foi sensacional! Diverti-me à beça com ele, especialmente com as suas piadas com a Rosalie, apesar de achar que elas eram de mau gosto. (risos). O Jacob é maravilhoso, muito alto astral! Ri muito das suas tiradas sarcásticas com os Cullen. Foi demais! Adorei conhecer mais os Quileutes, principalmente a Leah, que é incrível, e o Seth, que é uma gracinha!
- Adorei a terceira parte até o momento que a Bella torna-se imortal.
- Achei a Renesmee muito fofa e o amor dos Cullen por ela.
- Os diálogos e as brincadeiras divertídissimas do Emmett com a Bella e o Edward.
- Em um determinado momento não gostei de ver o Edward sendo patético, implorando para o Jake... (não vou dizer o que, mas quem leu sabe a que me refiro) Onde foi parar aquele Edward lindo, maravilhoso, que dava vivacidade à trama e que tinha atitude no primeiro livro, Crepúsculo?!
- Outra coisa que não gostei foi que alguns personagens ficaram sem um final digno!
° A Leah, que é incrível;
° A Renée, simplesmente pelo fato da Bella ignorá-la;
° Achei bizarro a parte do confronto mais aguardado da série entre os Volturi e os Cullen. Uma luta que simplesmente não aconteceu. Esperava muito mais! Achei muito pouco o desfecho em apenas uma página.

Por isso, sem comentários!

Mas, deixo aqui uma explicação de Stephenie Meyer, do por que do grande confronto não ter ocorrido. Achei muito interessante!

"Eu não sou o tipo de pessoa que escreve um final à Hamlet. Se a luta acontecesse, provavelmente acabaria com 90% dos combatentes destruídos, tanto dos Cullen como dos Volturi. Não havia simplesmente outra resolução assim que a luta começasse, dadas as habilidades e o número do lado oposto. Como eu nunca iria acabar a história da Bella tão dramaticamente – Todos morrem! – eu sabia que a batalha real seria mental. Era um jogo de estratégias desonestas, com o campeão a ganhar, não por destruir o lado oposto, mas por ser capaz de se afastar. Esta foi outra das razões que gostei na metáfora do xadrez para a capa – ela insere-se exatamente no sentido desse jogo final. Eu coloquei uma pista no manuscrito também. A Alice rasgou uma página de “O Mercador de Veneza” porque o fim de Breaking Dawn ia ser algo semelhante: um banho de sangue parecia inevitável, o fim aproximava-se e nessa altura o poder é revertido, e o jogo é ganho com algumas estratégias verbais inteligentes; não há sangue derramado, e todos os pares românticos vivem felizes para sempre."


Essa tradução foi feita por mim, mas antecipadamente peço desculpas se tiver algum erro, já que não domino muito o idioma. Como achei muito interessante, resolvi traduzir e postar alguns trechinhos aqui, mas esclareço que estou dando os devidos créditos. Se você quiser ler na íntegra, acesse o F.A.Q de "Breaking Dawn" no site oficial da autora, em inglês.

Em contrapartida, o final de Amanhecer foi realmente brilhante, pois a Stephenie colocou toda a sensação da perda que uma luta causa, mas quebrou o paradígma que é mutio comum nos finais de séries de fantasia, que sempre há uma batalha final. Mas, convenhamos que a saga Crepúsculo são uma série de livros, onde a autora sempre se ateve mais as emoções do que a ação em si... e isso se via desde o início qual era a sua proposta real, e constatei que ela cumpriu o combinado.

Adoro Edward e Bella (apesar dela ser patética, em alguns momentos, e ser avessa à algumas coisas. Isso acabava me irritando), mas o que eu aprecio nos dois é a sinceridade dos sentimentos e o altruísmo que um tem pelo outro, pela família e amigos. Mas, apesar de serem obcecados e possessivos, eles são fantásticos!

Concluindo, apesar dos pormenores que citei acima amei a saga criada por Stephenie Meyer. Lendo Amanhecer, deu para perceber nas entrelinhas que ela não quis encerrar a série. Talvez, como falei, crie uma outra história não mais com Bella e Edward, já que a história deles encerrou nesse livro, mas seria muito legal ver a continuação da história de Jacob e Renesmee. Tudo indica isso, então vamos aguardar!

Por fim, aconselho-os a separarem os filmes dos livros, pois são completamente diferentes. Se começar a ler um livro, não espere encontrar ação no mesmo... e vice-versa. Afinal, raramente um autor tem a dádiva de mesclar vários elementos narrativos em uma mesma obra.

8 comentários:

  1. Parabéns Carla! Excelente resenha...Bastante completa!
    Eu gostei da série até mais ou menos Eclipse. Comecei a ficar cansada da maneira da autora desenvolver...Para mim, ela enrola o livro inteiro só para o final realmente escrever algo interessante. =/ Mas é minha opinião...
    Independente, irei ver com certeza todos os filmes =)

    beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  2. Amanhecer foi meu livro preferido da série Crepúsculo embora eu ache q o final foi um pouco menos do que eu esperava.Ótima resenha!

    Bjux

    ResponderExcluir
  3. Eu já desisti dos vampiros mesmo, rsrs... não consigo gostar! Já até tentei me animar a ler essa série, mas não dá, não faz meu estilo, rs.. :)

    Mas sua resenha ficou ótima, bem completa! :)

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!
    Adoro a saga!
    Em Amanhecer, só não gostei da lua de mel. Ficou um vazio..faltou romantismo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla sobre a vetorização, eu utilizo o corel draw, que á a melhor opção para esse tipo de coisa. Mas existe maneiras de fazer no photoshop também, apesar de não ficar tão bom.
    DAs duas maneiras existem tutoriais na internet e no yotube, é só procurar no google.

    ResponderExcluir
  6. Carla,
    Sou completamente apaixonada pela série.
    Amanhecer foi épico pra mim !
    Bjs
    Luka.

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por
    Stephenie e adoroo os livros
    dela amo de paixão, adorei tudo que
    vc escreveu sobre a saga.

    http://claratorrespalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.