Gregor, o Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins

GREGOR, O GUERREIRO DA SUPERFÍCIE
SUZANNE COLLINS
Galera Record

Este livro (Gregor The Overlander, com 300 páginas), é o primeiro volume da série infanto-juvenil “Gregor”, publicada no exterior antes do fenômeno mundial "Jogos Vorazes".

Há dois anos, sete meses e treze dias, a família de Gregor, de 11 anos, já perdeu a esperança de encontrar seu pai, um professor de ciências.

Mas então... como ele pôde abandoná-los sem dizer uma palavra?
Gregor não conseguia acreditar que seu pai poderia abandonar a família e nunca mais olhar para trás.


Pág. 16

Enquanto a mãe trabalha em dois empregos para sustentar a casa, ele, que é reservado, bom atleta e adora música, cuida da avó esclerosada (viúva que crescera em uma fazenda, mas não se acostumou com a cidade) e das irmãs Lizzie e Margaret (carinhosamente chamada de Boots, porque adora brincar com as botas de todos no inverno), respectivamente com 7 e 2 anos.

Enquanto Lizzie está no acampamento de verão, ele vai à lavanderia situada no porão do seu apartamento e, inexplicavelmente, juntamente com Boots são sugados por um duto de ventilação e acabam sendo aprisionados. Ao procurar
uma saída para escapar do Subterrâneo, eles conhecem um universo fantástico sob a cidade de Nova York, onde residem humanos e as mais nojentas espécies de criaturas, que acreditam que ele é o guerreiro lendário, cuja vinda foi prevista em uma profecia.

Em meio a diversos protestos, ele tem que liderar uma missão para salvar todos os seres que habitam a cidade de Regália, que vieram para a Inglaterra, no século XVII e foram liderados pelo pedreiro Bartholomew de Sandwich que teve visões e partiu em busca do futuro e que previu fatos que aconteceram com os regalianos, mas até hoje não entendem a Profecia Cinzenta, que é um fardo que carregam e que os aprisiona há muito tempo.

(...)
DOIS DE CIMA, DOIS DE BAIXO,
DE SANGUE REAL NAS VEIAS,

DOIS VOADORES, DOIS RASTEJANTES, ACEITAM

DOIS FIANDEIROS DE TEIAS.
UM ROEDOR AO LADO E UM PERDIDO ADIANTE.E OITO SOBRARÃO AO CONTAR
OS MORTOS E OS RESTANTES.
O ÚLTIMO A MORRER ESCOLHERÁ DE QUE LADO ESTÁ.O DESTINO DOS OITO EM SUAS MÃOS FICARÁ.DIGAM PARA ELE TER CUIDADO,
PARA OLHAR ONDE PULA,

POIS VIDA PODE SER MORTE E NA MORTE

A VIDA OUTRA VEZ CIRCULA.


Pág. 110

Atualmente, a cidade é governada pelo conselho e pelo diplomata Vikus, enquanto a rainha Luxa, que era estranha, fria, arrogante e irritante, só assumirá o trono aos 16 anos. Ela carrega um grande trauma juntamente com seu amistoso primo Henry. Além de exibidos, os dois também são teimosos, difíceis, condescendentes e metidos.

A partir daí, Gregor arrisca sua vida nessa única jornada sombria que pode esclarecer o sumiço do pai em um universo amedrontador enfrentando os regalianos austeros, as baratas gigantescas, esquisitas e superevoluídas, morcegos silenciosos e intimidadores, aranhas fiandeiras misteriosas e ratos aterrorizantes nessa aventura perigosa, cuja missão também tem como intuito libertar todos do jugo tirânico dos roedores.

Acabara de alcançar a boca do túnel quando esbarrou a cabeça em algo quente e peludo. Espantado, o menino cambaleou para trás, deixando a tocha cair. (...). Os joelhos de Gregor se transformaram em gelatina, enquanto ele se abaixava lentamente até a areia.
O rosto de um rato monstruoso abriu um sorriso.

Pág. 84

- (...). No presente momento, os ratos são os nossos maiores inimigos. Se você se deparar com um rato fora dos muros de Regália, tem duas opções: lutar ou morrer. Apenas a esperança de uma grande vantagem poderia manter um humano vivo nas patas deles.

Pág. 106
Um tempo sombrio paira sobre um futuro incerto. Ao contrário do que pensam, Gregor não se sente um guerreiro, porque não tem nenhuma habilidade ou conhecimento de armamento em combate, só tem coragem e uma dose de sorte a seu favor (nesse aspecto, ele lembrou-me demais de Harry Potter).
Como poderia resgatar o pai e ajudar seus novos amigos? Sairão ilesos e vitoriosos nessa batalha em uma jornada tempestuosa em uma guerra que poderá causar a aniquilação de um povo?

Esta é a primeira série da autora que leio em um enredo que principia lento, mas aviso-os a prosseguirem na leitura, porque, após a página 70, há uma grande reviravolta na história onde você se envolve e torce pelos personagens complexos e, ao mesmo tempo, cativantes em uma aventura onde há um espião inimaginável entre eles, que me surpreendeu.

Gostei de todos os personagens, mas Boots me conquistou, porque ela mal sabe falar, mas é uma garotinha fofa, amistosa e o humor do livro.

Aprendi muitas curiosidades a respeito dos voadores, rastejantes, roedores e das fiandeiras. Apesar de ter medo e nojo, bem diferente de Boots que não se assustava e tratava a todos igualmente, simpatizei-me com as baratas, Temp e Tick; com Ripred, um rato sábio, sarcástico e corajoso em uma luta essencial para todos (ele me lembrou do mestre Splinter das "Tartarugas Ninja"); e com os morcegos, Aurora e Ares.

Emocionei-me em diversos momentos comoventes, como também ri em situações hilariantes com Boots que desanuviava os momentos tensos.

O engraçado é que ao aventurar-me neste livro, lembrei-me das séries "Harry Potter" e de "Percy Jackson & os Olimpianos" pelas aventuras e os ditos proféticos, além de várias histórias da minha infância, como “Dona Baratinha”, “O Pífaro Mágico”, “Soldadinho de Chumbo” e de algumas animações que amo até hoje “Tartarugas Ninja” e “Ratatouille”.

Além disso, o livro mostra uma grande lição de que a esperança é a última que morre. Lógico que haverá momentos difíceis de encontrá-la onde muitas vezes acabamos fazendo escolhas erradas de sentimentos como o ódio. Mas se quisermos paz, temos que acreditar e acima de tudo ter fé para que isso se torne possível.



A única exceção do livro é que a editora pecou em relação às capas, porque veio com um selinho circular vermelho impresso "DA AUTORA DE JOGOS VORAZES (Hunter Games)" nos dois primeiros volumes e como adesivo no terceiro volume. Achei que ficou horroroso, porque nunca gostei disso em capas. Segue a imagem ao lado digitalizada para vocês verem do que estou falando.


SÉRIE GREGOR- THE UNDERLAND CHRONICLES -

1. Gregor, o Guerreiro da Superfície (Gregor The Overlander)
2. Gregor e a Segunda Profecia (Gregor and the Prophecy of Bane)
3. Gregor e a Profecia de Sangue (Gregor and the Curse of the Warmbloods)
4. Gregor e as Marcas Secretas (Gregor and the Marks of Secret)
5. Gregor and the Code of Claw

17 comentários:

  1. Oi, Leninha.

    Realmente, essa capa é um caso sério mesmo!

    Eu também não compraria, mas pela história SIM!

    Me surpreendi muito e ansiosa pelo quarto, que será lançado em agosto deste ano.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cris.

    Me surpreendeu muito.

    Apesar de serem "asquerosos", os personagens me cativaram e me conquistaram me emocionando em vários momentos.

    Se você é fã de Percy Jackson e Harry Potter pelas aventuras em si, vai amar está série também, apesar de histórias distintas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elis.

    A série é ótima! Sua filha vai adorar!

    Já terminei de ler os três volumes e estou ansiando pelo quarto que sai este ano, em agosto na Bienal.

    Quanto ao quinto, logo chega por aqui. Vamos aguardar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa série e adorei ter uma visão do que esperar nela através da sua ótima resenha!

    Compraria por sua resenha, apesar de nem ter gostado da capa nem do título, fazer o que né?
    Sou influenciável, kkkk

    ResponderExcluir
  5. KassiaCrislayne23/06/2012, 18:52

    Uma série com tantos livros lançados e até então desconhecida. Diferente de Jogos Vorazes, mas também encantadora. Acho que quero ler, rs.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla!
    Adorei a sua resenha e os seus comentários, pelo jeito a série é muito boa, estou cogitando comprá-la para dar de presente à minha filha, que adora aventuras!
    Você sabe quando sai o 5º livro?
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Danielle.

    Pela capa e pelo título também não me chamou a atenção, mas nunca devemos jugar um livro pela capa, porque sempre nos surpreendemos com o mote.

    A Boots é fofa demais! Garantia de boas risadas em momentos tensos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Poxaaaa!!!
    Eu fiz careta ao ler o título.... hahahhaa
    Daí resolvi, ler a sua resenha... e uau... agora eu quero ler!!!
    Parece interessante, até pq já me apeguei a Boots!!! Crianças são muito fofas e nos livros rendem boas cenas!!!
    Adorei a resenha!!! =)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nanie.

    Quando você se envolve, vai no embalo.

    Se soubesse o que aconteceu no segundo faria o mesmo que eu p/ tentar descobrir o que vai acontecer. [risos].

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Carlinha, que bom saber que o livro só melhora \o/ 
    Menina, já está no terceiro?! Que rápida você! hahahah Eu ainda nem comecei o segundo >< Estou lendo outras coisas por enquanto e depois pego o segundo - acho assim mais interessante ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nanie.

    Eu estou apaixonada por esta série.

    Já estou no terceiro livro e só garanto a você que chorei muito no segundo e que superou em muito o primeiro com mais aventuras e grandes lições de amizade, lealdade e esperança.

    Você vai amar ainda mais o Ripred, a Boots e o Ares, porque aprofundará mais sobre este universo e os dramas de novos personagens asquerosos, mas, ao mesmo tempo, tão cativantes! [risos]. Nunca pensei que ia dizer isso. kkkkk.

    Só posso adiantar que o terceiro está me deixando com o coração na mão!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rose.

    Nem me fale! A pilha só cresce! Eu que o diga. [risos].

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Carlinha, eu amei o livro! Você achou o início lento? Eu não achei não... achei super empolgante =D Ah, e Boots é o máximo né?! Acho que todo mundo se apaixona por ela \o/ hahahaha
    Eu só senti falta de conhecer um pouquinho mais do mundo, espero que a autora explore um pouquinho mais desse quesito nos próximos livros :)

    ResponderExcluir
  14. O ruim de sair lendo resenhas é ver sua lista para leituras só ir aumentando.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carla.

    Vale sim! Estou lendo a continuação, que está ainda melhor que este.

    Se você é fã de Harry Potter e de Percy Jackson, vai gostar desta série, que é bem inusitada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esta série, queria ter certeza que era boa.
    Sua resenha mo convenceu.
    Parabéns
    Bjos, 
    Cida

    http://www.moonlightbooks.net/ 

    ResponderExcluir
  17. Oi Carlinha!

    Então o livro vale a pena?

    \o/\o/\o/\o/

    Já estou anotando aqui na eterna lista de aquisições ahahah

    Adooooroooo!!

    Bjs!

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.