Gregor e as Marcas Secretas - Suzanne Collins

GREGOR E AS MARCAS SECRETAS
SUZANNE COLLINS
Galera Record

Este livro (Gregor and the marks of secret, com 304 páginas) é o quarto e penúltimo volume da série infanto-juvenil “Gregor”.

[AVISO: Se você ainda não leu a série, todos sabem que evito spoilers, mas pode conter dados importantes que aconteceram nos volumes anteriores!]
 
Vimos que após o desaparecimento de seu pai, a vida de Gregor, nunca mais foi a mesma desde que conheceu este mundo habitado pelos regalianos e por animais asquerosos e falantes (brilhantes, rastejantes, roedores, mordiscadores, voadores, matadores, serpeantes, ferroadores, fiandeiras, etc).


Já enfrentou toda sorte de perigos resgatando o pai, lidando com o rato branco Bane e encontrando a cura para a peste. E, além de tudo isso, desvendou algumas profecias,  porque ele é o guerreiro escolhido que salvará os regalianos da extinção e protegerá todo o Subterrâneo.

Depois de enfrentar uma epidemia de peste no livro anterior, o subterrâneo passa por um período difícil, porque não têm o suficiente para comer e estão sendo atacados devido a uma antiga rixa entre ratos (roedores) e camundongos (mordiscadores) e vêm sendo expulsos de suas terras por serem aliados e se espalharam em colônias lutando pela sobrevivência.

Mesmo astuciosos, enfrentam muitas dificuldades e, como se não bastasse, estão desaparecendo misteriosamente, o que gera a preocupação da rainha Luxa depois de encontrar algumas pistas. Apreensivo, Gregor intui que há algo sinistro, perturbador e diabólico por trás de tudo, o que deixa todos vulneráveis e acham que está relacionado à Profecia do Tempo.


- É uma das marcas secretas.
- Uma forma oculta de comunicação. Um antigo conjunto de símbolos que eram usados para passar informações aos aliados e que era desconhecido pelos inimigos.
Pág. 117
- Quer dizer que alguém vai morrer?
- Quer dizer que nós, que vimos a marca, vamos morrer!
Pág. 118

Ripred continua rabugento, mal-humorado e sarcástico, adorando humilhar os outros, mas no fundo é um solitário. Sempre os alertou sobre o potencial e as ambições de Bane para o mal devido à sua instabilidade emocional.


- Ele encontrará seguidores, (...). Ele tem (...) ódio suficiente fermentando dentro dele para acabar com o subterrâneo como o conhecemos. (...). Não, os roedores não se importarão com quem ele é ou com o que faz se ele lhes trouxer vingança.
Pág. 31

Até que um dia, Ripred desaparece e Luxa - que mudou muito, mas ainda é uma pessoa forte, corajosa e teimosa – recebe de volta sua coroa como um pedido de socorro alertando que os mordiscadores estão em perigo.


Será que Ripred tinha simplesmente matado Bane e continuado sua vida? Ou será que tinha se metido em apuros?
Pág. 59

Por isso, ela decide ajudá-los para pagar uma dívida e descobrir o que os ameaça para vingar a morte de inocentes. Contará com a ajuda de todos os seus amigos para defendê-los desse temível exército de roedores.

Retornam à selva infestada de perigos, entre eles: cobras, lesmas, escorpiões, terremotos, inundações, avalanches, gás e vapores venenosos, erupções vulcânicas e correntes de ar.


A princípio, ele achou que fosse um cipó com uma folha grossa em forma de ponta de lança na extremidade. Mas então a boca se abriu e ele viu as presas terrivelmente afiadas.
Pág. 89

O garotinho será posto à prova em relação às suas amizades, seus sentimentos (há uma forte tensão entre ele e a rainha. Será que pintará um romance entre os dois, já que suas vidas estão cada vez mais entrelaçadas?) e seus deveres como Guerreiro, porque está destinado a ser um colérico (um lutador letal). O que os subterrâneos esperam dele?


Caramba! Luxa conseguia mesmo tirá-lo do sério! Ela sabia que ele a ajudaria na selva se pedisse. Por que precisava transformar a coisa toda num insulto? Num desafio?
Pág. 83

Que perigo ameaça os camundongos que deixaram marcas nas cavernas? E, para piorar, Luxa declara guerra aos ratos! E, ao que tudo indica, será uma batalha difícil e sangrenta. Gregor participará ativamente dessa luta e sairá vencedor?

Como nos livros anteriores da série, a leitura fluiu de forma leve, divertida e envolvente, onde me peguei devorando cada uma das páginas até o final, cuja reviravolta me deixou angustiada, porque o enredo desta vez não foi focado em uma profecia, porém há um mero detalhe nas entrelinhas que desvendei desde o princípio.

Divirto-me em situações hilariantes com Boots e Ripred, que continua arrogante, provocando e colocando Gregor para baixo forçando a barra com seu sarcasmo, mas sabe ser amigo, o que desanuvia os momentos tensos.

Consegui me emocionar em alguns momentos, enquanto em outros fiquei desesperada. A autora continua matando sem dó e nem piedade personagens que afeiçoamos no decorrer da leitura. É cruel! [risos].

Achei que este foi o mais fraco em comparação com os outros, mas a aventura e o mistério continuam presente sempre regado de uma lição, seja ela de amizade, lealdade e esperança. A cada volume que leio, fico encantada com essas criaturinhas tão asquerosas e repelentes, mas que me cativaram.


A principal mensagem mostrada aqui é que uma guerra não leva a nada. Sempre lute pacificamente para encontrar a paz.

A única exceção é que continuo não apreciando este selinho circular vermelho impresso "DA AUTORA DE JOGOS VORAZES (Hunter Games)", porque destoou completamente. À primeira vista, as capas desta série não chamam a atenção, mas a ilustração tem tudo a ver com o enredo, que é fascinante! Por isso, nunca julgo um livro pela capa, porque você sempre acaba sendo surpreendida com histórias ótimas. Estou ansiando pelo desfecho final e espero que este seja digno e encerre a série com chave de ouro.


SÉRIE GREGOR
- THE UNDERLAND CHRONICLES -

1. Gregor, o Guerreiro da Superfície (Gregor The Overlander)
2. Gregor e a Segunda Profecia (Gregor and the Prophecy of Bane)
3. Gregor e a Profecia de Sangue (Gregor and the Curse of the Warmbloods)
4. Gregor e as Marcas Secretas (Gregor and the Marks of Secret)
5. Gregor and the Code of Claw


7 comentários:

  1. Eu quero, eu quero ler essa série!!!

    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila.
      Esta série é muito divertida!
      Estou ansiando pelo próximo volume que concluirá o desfecho no Subterrâneo.
      Beijos.

      Excluir
  2. Não posso falar muito porque não li nada da série, então não entendi muito bem a história.
    Mas gostei da parte que falou de alguém que utiliza de ironia. Gosto disso.

    http://grilsandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déborah.
      Esta série é fofa demais.
      Não tem como não se encantar com os personagens.
      Você vai adorar.
      Leia e depois me diga o que achou.
      Beijos.

      Excluir
  3. OMG são muitas séries. Não aguento kkkkkk Meu bolso dói kkkkk
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosana.

      Estou contigo!
      Desse jeito vamos à falência! kkkkkkkk.
      Ainda bem que este é o penúltimo volume. ;)
      Beijos.

      Excluir
  4. Deus, preciso desesperadamente do ultimo volume.

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.